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Aeroporto de Fortaleza ganha investimento de mídia OOH pelo alto fluxo de pessoas

Por Redação

07/03/2022 10h32

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Foto: Thiara Montefusco 

O número de embarques e desembarques em janeiro foi o melhor desde o começo da pandemia de covid-19 no País, em março de 2020, com 582,6 mil passageiros circulando no Aeroporto de Fortaleza

Com o avanço da vacinação, a retomada da mobilidade nas cidades e a digitalização dos formatos de publicidade, o investimento em mídia Out of Home (OOH) está em alta, especialmente em locais como aeroportos e metrôs, espaços de grande fluxo de pessoas. Em janeiro deste ano, o Aeroporto de Fortaleza recebeu 582,6 mil passageiros, aumento de 35,9% na comparação com igual período de 2021, segundo dados da Fraport Brasil, concessionária do terminal cearense.

O número de embarques e desembarques em janeiro foi o melhor desde o começo da pandemia de covid-19 no País, em março de 2020. Além disso, o terminal da capital cearense registrou  4.849 voos em janeiro, alta de 22,6% em relação ao mesmo período de 2021. Para março, a estimativa  é de 487 mil passageiros circulando no Aeroporto de Fortaleza e mais de 3.300 voos sendo realizados.

Mercados regionais são grandes consumidores de OOH

De acordo com o estudo Inside OOH 2022 da Kantar IBOPE Media, divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia, houve crescimento de 29% nas inserções publicitárias em OOH no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é impulsionado a partir de um interesse cada vez maior das marcas em anunciar no meio. Isso ocorre porque o OOH é capaz de informar e interagir com o consumidor, que está em movimento, explorando a cidade. Consequentemente, o comportamento acelera o surgimento de novos formatos e a necessidade de planejamento por parte das empresas.

No Brasil, 85% das pessoas foram impactadas por publicidade em OOH ao longo de 2021. Isso representa aumento de 7% nos últimos cinco anos. A Mídia Out of Home tem muita importância em mercados regionais. Em comparação ao consumo de outros meios, OOH já é o mais consumido em 3 de 14 mercados, sendo eles Distrito Federal (91%), Recife (89%) e Fortaleza (88%).

 

 

Segundo Elias Tahim, diretor da Samba Estratégia, empresa especializada em representação comercial de veículos de comunicação, Fortaleza tem potencial para liderar o mercado nacional de OOH. No mês de fevereiro a Samba Estratégia emplacou a venda de 100% da grade disponível dos circuitos digitais.

“Os anunciantes sabem que o ambiente do aeroporto oferece o fluxo obrigatório de potenciais consumidores qualificados, seja quem trafega a lazer ou a negócios. A propaganda está ativa estrategicamente e distribuída na jornada dos passageiros, levando em conta o contexto de baixa dispersão e passageiros em longos períodos de permanência e espera. Além disso, o público do Aeroporto Internacional de Fortaleza deve crescer à medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado. Por sua vez, a capital cearense, pela sua posição geográfica, tende a receber ainda mais pessoas”, explica.