A agência Africa é a responsável pela divulgação da Tem Meu Voto, plataforma que auxilia o eleitor a escolher seu candidato a vereador em todo o Brasil. Com campanha em mídia impressa e redes sociais, a iniciativa destaca que 79% dos eleitores não se lembra em quem votou nas últimas eleições, trazendo uma provocação importante para este momento pré-eleitoral: “se você não lembra deles, por que eles lembrarão de você? Tem Meu Voto nasceu para mudar a nossa relação com a política. Porque só assim a política vai mudar”.
O uso do site é simples. O eleitor responde a algumas perguntas — entre elas o município e Estado de votação, prioridades para a sua cidade e posicionamento ideológico. Ao concluir, recebe uma lista com os vereadores locais que se aproximam de suas ideias. Um clique em cada perfil apresentado mostrará mais informações sobre o candidato ou candidata: partido, minibiografia, sites oficiais, prioridades, posição ideológica. O eleitor poderá refinar a escolha e definir o sexo e a raça do candidato, de acordo com os critérios e registros oficiais do TSE. Ao final, poderá marcar seus favoritos e gerar uma espécie de “colinha eletrônica” com os escolhidos.
Além do site, a plataforma conta com um aplicativo que permitirá não apenas o acesso às informações do candidato de preferência, mas também o acompanhamento das decisões do mandatário após as eleições. O objetivo é aproximar e manter um relacionamento entre ambas as partes por meio de um canal de comunicação interativo e participativo.
“Nosso movimento tem por objetivo colaborar para o exercício pleno da cidadania, oferecendo aos eleitores brasileiros uma tecnologia para auxiliar na busca de seu candidato ideal, por afinidade de ideias. Além disso, proporciona o acompanhamento e interação com o seu político eleito, ou aquele que o representará pelos próximos quatro anos. Para os políticos, é uma grande oportunidade de se aproximarem de seus eleitores, e demonstrarem que mereceram o seu voto. Essa atitude ativa de ambos os lados é fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira”, afirma o empresário André Szajman, coordenador do projeto.
“Se não me lembro em quem votei, certamente serei esquecido também. Esse distanciamento do eleitor é inadmissível num país que precisa tanto de bons políticos com boas agendas. O brasileiro tem que se reencontrar com a sua cidadania e o primeiro passo é estabelecer uma nova relação com a política. Eleitor e políticos precisam se reconectar em torno dos avanços necessários para o bom funcionamento das cidades. O voto consciente é uma ferramenta poderosa para o fortalecimento da nossa democracia e o primeiro passo para essa reconexão”, comenta Sergio Gordilho, Copresidente e CCO Africa.
Há dois anos, nas eleições de 2018, a plataforma teve 34 milhões de acessos e 1,5 milhão de escolhas por afinidade (matches); em 2020, a expectativa é que esses números dobrem. Neste ano, a plataforma conta com alguns diferenciais, como o acesso mais amplo às informações, com foco nos 5.570 municípios brasileiros. Aproximadamente 260 mil candidatos deverão estar disponíveis para consulta no aplicativo assim que o TSE liberar as candidaturas autorizadas.
Todos os candidatos interessados em fazer parte da plataforma poderão responder a um questionário padrão – cinco perguntas – e incluir uma breve biografia, sem qualquer custo. É a partir dessas respostas que o programa do Tem Meu Voto lista aos eleitores os candidatos mais alinhados com o perfil de cada um.
Acesse: https://www.temmeuvoto.org/login
– Como funciona
Para os eleitores:
- A plataforma #TemMeuVoto está na internet e pode ser acessada por qualquer pessoa. Para isso, o interessado deve acessar o site www.temmeuvoto.org.
- Ao entrar no site, o eleitor informa alguns dados pessoais, seleciona o Estado e a cidade onde vota. Todas as informações coletadas atendem ao que determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
- Na sequência, responde a um questionário com cinco perguntas.
- A partir das respostas, a plataforma abre uma lista com os candidatos com maior afinidade ao perfil do eleitor (o chamado “match”). A lista é apresentada pelo grau de afinidade e, no caso de empate, os candidatos aparecem em ordem alfabética.
Para os candidatos:
- Para os candidatos interessados, o caminho é outro, detalhado no site: https://www.temmeuvoto.org/login
Sobre Tem Meu Voto
Iniciativa plural, suprapartidária, independente e múltipla, criada a partir da união de vários movimentos e organizações da sociedade civil, bem como do esforço individual e voluntário de centenas de profissionais. A plataforma terá experiência de aplicativo e poderá ser acessada pelo navegador de qualquer celular ou computador com acesso à internet. Não será obrigatória a identificação do usuário e nenhum dado pessoal será armazenado.
*Texto Divulgação