Design

Agência Ana Couto assina rebranding da marca Camponesa

Por Redação

24/09/2024 09h56

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A marca Camponesa acaba de anunciar novo rebranding e campanha publicitária, com investimento de R$ 10 milhões

A agência Ana Couto, liderou o processo de rebranding da Camponesa, marca de laticínios pertencente ao grupo Alvoar Lácteos. Com um investimento de R$10 milhões, a Camponesa se reposiciona como marca premium no mercado, mantendo suas raízes mineiras. Com o rebranding e uma nova campanha publicitária, é esperado crescimento de 15% vendas no Nordeste e Minas Gerais.

O projeto de rebranding partiu de uma imersão na essência da marca e na cultura mineira, elementos fundamentais que moldaram as identidades visual e verbal da Camponesa. O objetivo foi traduzir suas raízes mineiras em uma comunicação moderna e conectada às expectativas do público contemporâneo.

“Nosso desafio foi preservar o que a Camponesa já representava para os consumidores, mas elevando a marca para um novo patamar de sofisticação e inovação”, explica Fernanda Galluzzi, sócia vice-presidente da agência Ana Couto.

A tagline “Sabor se cria junto”, resume o novo posicionamento da Camponesa, que une gerações em torno da mesa, valorizando os momentos de afeto na cozinha. O conceito foi amplamente explorado na campanha institucional, que traz a culinária afetiva como protagonista, destacando como os sabores podem transformar momentos simples em lembranças especiais. O termo “Cria junto”, que acompanha os materiais publicitários, sugere um tom mais afetuoso e fortalece a proposta da marca de ser inovadora e criativa.

A nova identidade também envolveu uma reformulação completa do logotipo e das embalagens, preservando elementos tradicionais como as cores azul e laranja, mas conferindo-lhes um toque mais contemporâneo e sofisticado. A tipografia foi redesenhada para refletir a consistência dos produtos, ao mesmo tempo, em que transmite solidez e confiança. As novas embalagens continuam a utilizar o branco como cor predominante, criando um impacto no ponto de venda. No centro da embalagem, o icônico “C” de Camponesa surge em um splash de leite, simbolizando a cremosidade dos produtos.

“Temos uma marca forte que já é líder em leite em pó no Nordeste, líder em leite UHT em Belo Horizonte e tem relevância para expandir em diversas categorias. Com essa nova identidade, buscamos uma maior conexão com o público, por meio da tagline ‘Sabor se cria junto’. Além do novo posicionamento, teremos novos produtos para reforçar a nossa proposta de valor”, explica Cynthia Seretti, Diretora Executiva de Marketing da Alvoar.

O filme da campanha explora os encontros da refeição em família, nos momentos especiais que se transformam por meio da culinária afetiva, fazendo alusão aos sabores presentes na vida e que se tornam especiais e memoráveis através de pratos deliciosos e lembranças saborosas.

O plano de mídia contempla ações online e offline – TV, merchan e patrocínio; em Rádio; OOH em MUB, shoppings e aeroportos; ações de experiência e materiais de PDV; e forte estratégia no Digital, além de parcerias com squad de influenciadores.

No ponto de venda, o jeito mineiro de fazer ganha vida por meio do conceito “momentos saborosos”, reforçando o fazer junto e as relações nutridas ao redor da mesa. No visual, a cozinha mineira serve como inspiração, com o fogão mineiro dando forma ao módulo de degustação, como peça principal. As cores e materiais utilizados trazem uma estética mais aconchegante que reforça os elementos visuais da marca e acrescenta um toque de modernidade.

Toda a estratégia, marca, embalagens, campanha e experiência de ponto de venda foram desenvolvidas pela agência Ana Couto, enquanto o plano de conteúdo, mídia e divulgação foram realizados pela agência LVL.

TIME ANA COUTO:

LIDERANÇA ESTRATÉGICA:

Danilo Cid: Sócio VP de Criação

RELACIONAMENTO E OPERAÇÕES:

Leonardo Moreira: Gerente de Operações
 

BRANDING:

Louise Cruz: Estrategista

Thales Balbino: Estrategista

Fernanda Casas: Sócia e Gerente de Design

Johnny Brito: Designer Gráfico

Amanda Cinelli: Conteúdo

Ubiratã Oliveira: Artefinalista

EMBALAGENS E PDV:

Hugo Rafael: Sócio VP de Experiência

Clareana Gobbet: Atendimento

Amanda Cinelli: Conteúdo

Sofie Guedes: Redatora

Cecília Lombardi: Gerente de Design de Serviço

Bruna Savino: Gerente de Desing de Produto

Stefany Pauly: Designer de Produto

Johnny Brito: Designer Gráfico

Igor Oliveira: Designer Gráfico

Caique Sanfelice: Designer Gráfico

Claudio Mendes: Designer Gráfico

Matheus Pereira: Designer Gráfico

Lucia Rabello: Artefinalista

COMUNICAÇÃO:

Vitor Duarte: Gerente de Planejamento

Luisa Moura: Planejamento

Priscila Menezes: Gerente de Mídia e Conexões

Fernando Contato: Diretor de Arte

Bruno Dellavega: Diretor de Arte

Agnelo Sampaio: Redator

Paola Gasparini: Produtora RTV

TIME CLIENTE:

Cynthia Serreti – Diretoria Executiva de Marketing

Adriana Antunes – Gerente de Marketing

Clarisse Toniatti – Gerente de Marketing

Andrey Marcos – Gerente de Trade Marketing

Aline Lopes – Coordenadora de Marketing

Lucas Balbino – Analista de Marketing

Josiane Moreira – Designer Gráfico
 

TIME PARCEIROS:

Fabio Haag: Tipógrafo

Vinicius Amorim: Motion Designer

PRODUTORA AUDIOVISUAL: Frameria

DIREÇÃO:

Thiago Vieira: Diretor

Rafa Ferrari: Assistente de Direção

Roberto Faria: Atendimento
 

PRODUÇÃO:

LF: Produtor Executivo

Pedro Gama: Diretor de Produção

ARTE:

Bruno Tiezzi: Diretor de Fotografia

Winnie Ramos: Diretor de Arte

PRODUÇÃO DE ÁUDIO – Frameria

Paulo Vaz: Maestro

Eduardo Aguiar: Finalizador de Áudio
 

PÓS PRODUÇÃO: Equipe Frameria

FOTÓGRAFO: Celso Yamashita