A marca Camponesa acaba de anunciar novo rebranding e campanha publicitária, com investimento de R$ 10 milhões
A agência Ana Couto, liderou o processo de rebranding da Camponesa, marca de laticínios pertencente ao grupo Alvoar Lácteos. Com um investimento de R$10 milhões, a Camponesa se reposiciona como marca premium no mercado, mantendo suas raízes mineiras. Com o rebranding e uma nova campanha publicitária, é esperado crescimento de 15% vendas no Nordeste e Minas Gerais.
O projeto de rebranding partiu de uma imersão na essência da marca e na cultura mineira, elementos fundamentais que moldaram as identidades visual e verbal da Camponesa. O objetivo foi traduzir suas raízes mineiras em uma comunicação moderna e conectada às expectativas do público contemporâneo.
“Nosso desafio foi preservar o que a Camponesa já representava para os consumidores, mas elevando a marca para um novo patamar de sofisticação e inovação”, explica Fernanda Galluzzi, sócia vice-presidente da agência Ana Couto.
A tagline “Sabor se cria junto”, resume o novo posicionamento da Camponesa, que une gerações em torno da mesa, valorizando os momentos de afeto na cozinha. O conceito foi amplamente explorado na campanha institucional, que traz a culinária afetiva como protagonista, destacando como os sabores podem transformar momentos simples em lembranças especiais. O termo “Cria junto”, que acompanha os materiais publicitários, sugere um tom mais afetuoso e fortalece a proposta da marca de ser inovadora e criativa.
A nova identidade também envolveu uma reformulação completa do logotipo e das embalagens, preservando elementos tradicionais como as cores azul e laranja, mas conferindo-lhes um toque mais contemporâneo e sofisticado. A tipografia foi redesenhada para refletir a consistência dos produtos, ao mesmo tempo, em que transmite solidez e confiança. As novas embalagens continuam a utilizar o branco como cor predominante, criando um impacto no ponto de venda. No centro da embalagem, o icônico “C” de Camponesa surge em um splash de leite, simbolizando a cremosidade dos produtos.
“Temos uma marca forte que já é líder em leite em pó no Nordeste, líder em leite UHT em Belo Horizonte e tem relevância para expandir em diversas categorias. Com essa nova identidade, buscamos uma maior conexão com o público, por meio da tagline ‘Sabor se cria junto’. Além do novo posicionamento, teremos novos produtos para reforçar a nossa proposta de valor”, explica Cynthia Seretti, Diretora Executiva de Marketing da Alvoar.
O filme da campanha explora os encontros da refeição em família, nos momentos especiais que se transformam por meio da culinária afetiva, fazendo alusão aos sabores presentes na vida e que se tornam especiais e memoráveis através de pratos deliciosos e lembranças saborosas.
O plano de mídia contempla ações online e offline – TV, merchan e patrocínio; em Rádio; OOH em MUB, shoppings e aeroportos; ações de experiência e materiais de PDV; e forte estratégia no Digital, além de parcerias com squad de influenciadores.
No ponto de venda, o jeito mineiro de fazer ganha vida por meio do conceito “momentos saborosos”, reforçando o fazer junto e as relações nutridas ao redor da mesa. No visual, a cozinha mineira serve como inspiração, com o fogão mineiro dando forma ao módulo de degustação, como peça principal. As cores e materiais utilizados trazem uma estética mais aconchegante que reforça os elementos visuais da marca e acrescenta um toque de modernidade.
Toda a estratégia, marca, embalagens, campanha e experiência de ponto de venda foram desenvolvidas pela agência Ana Couto, enquanto o plano de conteúdo, mídia e divulgação foram realizados pela agência LVL.
TIME ANA COUTO:
LIDERANÇA ESTRATÉGICA:
Danilo Cid: Sócio VP de Criação
RELACIONAMENTO E OPERAÇÕES:
Leonardo Moreira: Gerente de Operações
BRANDING:
Louise Cruz: Estrategista
Thales Balbino: Estrategista
Fernanda Casas: Sócia e Gerente de Design
Johnny Brito: Designer Gráfico
Amanda Cinelli: Conteúdo
Ubiratã Oliveira: Artefinalista
EMBALAGENS E PDV:
Hugo Rafael: Sócio VP de Experiência
Clareana Gobbet: Atendimento
Amanda Cinelli: Conteúdo
Sofie Guedes: Redatora
Cecília Lombardi: Gerente de Design de Serviço
Bruna Savino: Gerente de Desing de Produto
Stefany Pauly: Designer de Produto
Johnny Brito: Designer Gráfico
Igor Oliveira: Designer Gráfico
Caique Sanfelice: Designer Gráfico
Claudio Mendes: Designer Gráfico
Matheus Pereira: Designer Gráfico
Lucia Rabello: Artefinalista
COMUNICAÇÃO:
Vitor Duarte: Gerente de Planejamento
Luisa Moura: Planejamento
Priscila Menezes: Gerente de Mídia e Conexões
Fernando Contato: Diretor de Arte
Bruno Dellavega: Diretor de Arte
Agnelo Sampaio: Redator
Paola Gasparini: Produtora RTV
TIME CLIENTE:
Cynthia Serreti – Diretoria Executiva de Marketing
Adriana Antunes – Gerente de Marketing
Clarisse Toniatti – Gerente de Marketing
Andrey Marcos – Gerente de Trade Marketing
Aline Lopes – Coordenadora de Marketing
Lucas Balbino – Analista de Marketing
Josiane Moreira – Designer Gráfico
TIME PARCEIROS:
Fabio Haag: Tipógrafo
Vinicius Amorim: Motion Designer
PRODUTORA AUDIOVISUAL: Frameria
DIREÇÃO:
Thiago Vieira: Diretor
Rafa Ferrari: Assistente de Direção
Roberto Faria: Atendimento
PRODUÇÃO:
LF: Produtor Executivo
Pedro Gama: Diretor de Produção
ARTE:
Bruno Tiezzi: Diretor de Fotografia
Winnie Ramos: Diretor de Arte
PRODUÇÃO DE ÁUDIO – Frameria
Paulo Vaz: Maestro
Eduardo Aguiar: Finalizador de Áudio
PÓS PRODUÇÃO: Equipe Frameria
FOTÓGRAFO: Celso Yamashita