Nacional

Agência anacouto assina o branding da nova rede social TheLysts

Por Redação

11/06/2025 15h31

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Criado na Suíça por um brasileiro, o aplicativo tem naming e estratégia de marca criada pela agência referência em branding e comunicação no Brasil

A rede social TheLysts, que permite a criação de listas para os usuários compartilharem recomendações práticas sobre o que fazer, consumir ou experimentar (como um restaurante, um filme ou livro, por exemplo), acaba de estrear no Brasil com posicionamento assinado pela agência anacouto. Criado na Suíça pelo brasileiro Marcelo Mesquita, o aplicativo estreia no mercado nacional com naming, estratégia de marca e universos visual e verbal desenvolvidos pela agência que já ajudou a posicionar marcas como CBF, iFood, Itaú, Brastemp e muitas outras. 

“Inicialmente, acreditávamos que a TheLysts representaria o arquétipo do sábio. Mas o time da anacouto nos mostrou que, na verdade, o aplicativo assume o papel do herói. A TheLysts não é sobre acumular conhecimento, é sobre inspirar ação. Ele convida o usuário a sair da tela e viver experiências reais: um bom filme, uma viagem marcante, um restaurante especial, um presente inesquecível. É uma plataforma que promove uma vida mais autêntica e conectada com o mundo fora do digital”, afirma Marcelo Mesquita, fundador e chairman da TheLysts.

A agência anacouto construiu o branding da TheLysts a partir de um território próprio: um universo que equilibra o prazer da descoberta com a utilidade da recomendação. O universo visual se organiza em quatro listas que representam os grandes temas das listas: cultura & entretenimento, lugares, consumo & serviços, e pessoas & conteúdo, criando um sistema dinâmico, funcional e autoral. 

A identidade verbal do aplicativo foi construída com um tom direto, confiável e bem-humorado como aquele amigo que sempre tem uma boa dica. Frases como “Do online para o offline”, “Chega de lista de desejos, agora é a lista para viver”, “Seu amigo é sempre expert em algo” e “Quem indica amigo é!” traduzem a proposta da marca: ser próxima, acessível e relevante para o dia a dia das pessoas.

“Nosso desafio foi traduzir a proposta da TheLysts em um sistema de marca que inspira e mobiliza. Criamos uma identidade que não se limita ao digital, ela pulsa na vida real, nas escolhas do dia a dia, nas conexões genuínas. A TheLysts é sobre isso: transformar uma simples dica em uma experiência única e inesquecível”, explica Danilo Cid, sócio vice-presidente de criação da anacouto.

Com sede em Zurique, na Suíça, a empresa possui uma equipe de tecnologia em Nis, na Sérvia, e o time de marketing espalhado por Nova York, Rio de Janeiro e Berlin. A companhia tem em seu conselho de administração executivos como Luciana Feres (Danone, Descomplica), Inês Souza (ex-Vale, UBS, Magalu), Eduardo Castro (empreendedor) e a própria Ana Couto (CEO da agência anacouto e da plataforma de conteúdo e aprendizagem LAJE). O crescimento, ainda orgânico, é liderado pelos Estados Unidos, com 18 mil dos 30 mil usuários iniciais, seguido por outros países. O Brasil já se destaca, com mais de mil usuários ativos nos três primeiros meses após o lançamento. A empresa foi financiada por duas rodadas de investidores brasileiros e prepara a terceira para financiar seu marketing global.