Ação digital aposta na linguagem acessível e em videocasts com o médico e comunicador Dr. Fred Nicácio para alertar sobre doenças silenciosas que podem evoluir sem sintomas e causar complicações graves
Para marcar o Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, o Ministério da Saúde lança a campanha nacional “Um teste pode mudar tudo”, criada pela agência Nova. A iniciativa alerta para a importância da testagem, da vacinação e do tratamento gratuito oferecido pelo SUS, reforçando o papel do diagnóstico precoce como ferramenta essencial para salvar vidas.
Silenciosas e muitas vezes assintomáticas, as hepatites virais podem evoluir por anos e causar complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. O conceito da campanha sintetiza o alerta.
Desenvolvida especialmente para o ambiente digital, com linguagem acessível e formatos pensados para redes sociais, a campanha aposta em vídeos curtos e diretos, além de uma série em videocast com três episódios apresentados pelo médico e comunicador Dr. Fred Nicácio. Os episódios contam com a participação do especialista Dr. Paulo Abrão e de pessoas que convivem ou conviveram com hepatites virais, compartilhando experiências reais e reforçando a mensagem de prevenção.
“Nossa ideia é sensibilizar a população para a importância de um gesto simples, como um teste, e que pode salvar a vida de muitas pessoas. Além disso, com os videocasts queremos levar informação de qualidade sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites”, destaca Dráurio Barreira, Diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – Dathi/SVSA/MS.
A estratégia de mídia contempla OOH, digital e rádios comunitárias em diferentes regiões do país. Os filmes para redes sociais foram assinados pela agência Nova, produzidos pela Fragata Filmes, com direção de cena de Og Cruz, e a produção de som ficou a cargo do Estúdio Muzak.
Confira:
Ficha Técnica:
Agência: NOVA
Cliente: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Campanha: CAMPANHA DE HEPATITES VIRAIS 2025
CEO: NELSON VILALVA
Diretora de Operações: ANA CRISTINA GONÇALVES
VP de Criação: THOMAZ MUNSTER
Direção de Criação: PAULO LIMA
Head of Art: LUIZ GUILHERME RODRIGUES LIMA
Redação: JULIANA LUSTOSA
Direção de Arte: DIEGO PIZZINI
Criação Digital: BIANCA ALMEIDA, RYANCA ALCÂNTARA E WILLY ARAUJO
Direção Geral de Atendimento: PEDRO ARLANT
Direção de Atendimento: ANA PAULA TERRA
Atendimento Agência: JANAINA CAVALCANTE, MAYNA RUGGIERO e GIOVANA XAVIER
Direção de Mídia: ESTANLEY CUNHA
Estratégia de Mídia: ÉRICA CASTRO E POLYANA MACHADO
Direção de Planejamento: LUCAS GARBULHA
Planejamento: BRUNA GOULARTE, RENATA PRADO, FERNANDA MELO e MARIA ELISA MEDEIROS
Gerente Geral de Produção: TICIANA ROCHA
Produção gráfica: RENATA FELIX e ANDREIZA OLIVEIRA
Produção digital: JONATHAS GOMES, KAROLINE COSTA e MATHEUS SANTIAGO
RTV: ANA CAROLINA MARTINS, RAFAEL SOUSA, MARI CABRAL, RAFAEL TOSCANO e EMANUELA MAY
Revisão: SARAH JEANNE, JULIANA AFIONI
Estúdio: FELIPE ALVES, LEO ANDRADE, ALEXANDRE FAVA
Produtora de vídeo: FRAGATA FILMES LTDA
Diretor de cena: OG MARCELO DA SILVA CRUZ
Diretor de fotografia: GERONIMO DE C LESSA
Diretor de Atendimento: JEAN SUTIL
Coord. de Produção: MARCELO BORO
Produção Executiva: LILIANE EGGERT
Edição: SIDNEY ALBERTI
Edição/ Finalização: LUIZ FERNANDO DENES
Produtora de áudio: ESTÚDIO MUZAK
Atendimento: CRISTIANA CARVALHO
Diretor Musical: ED STAUDINGER
Produtor Musical: ED STAUDINGER
Mixagem e Sound Design: BRENO LINS
Coordenação de Produção: VIRGÍNIA RAMOS
Aprovação Cliente: CAMILA RABELO, POLIANA OLIVEIRA, KAMILA MOTA, NATHÁLIA GARDINI, KELLY FEITOSA, RAFAEL SAIKI E LUANA CHAVES.