Design

Agência Pande assina novo rebranding da marca Qualitá

Por Victor Campos

19/08/2024 13h38

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Sob o slogan “Viva suas boas escolhas”, a marca reforça o compromisso de oferecer variedade, acesso e confiança em todos os produtos

O GPA, detentor das redes Pão de Açúcar e Extra, acaba de anuncia o rebranding de Qualitá. Criada em 2008, a marca passou por uma reformulação completa, que incluiu a modernização da identidade visual, novas embalagens e a segmentação do portfólio em cinco tiers desenvolvidos para atrair diferentes perfis de consumidores: Exclusive, com produtos de alta performance. Home, com itens para casa; Care, voltada para cuidados diários; Baby, destinada à linha infantil; e Pet, focada em animais de estimação.

 Sob o slogan “Viva suas boas escolhas”, a Qualitá está pautada em cinco pilares:

Criatividade, oferecendo inovação em produtos por meio de experiências únicas;

Acessibilidade, com opções que cabem no bolso do consumidor;

Confiabilidade, garantindo produtos seguros e de qualidade;

Cuidado, promovendo autocuidado e momentos de qualidade com boas escolhas;

Proximidade, acompanhando quem busca fazer escolhas assertivas e desfrutar o melhor delas.

Criada em parceria com a agência de branding Pande, a nova identidade visual de Qualitá atualiza os valores da marca com elementos que buscam construir uma comunicação mais próxima com os clientes.

“É importante reforçar que a mudança no posicionamento, a revitalização da identidade da marca e a renovação de todo o seu portfólio buscam simbolizar um novo momento de Qualitá, que atinge um estágio de marca própria mais madura e próxima de seus consumidores”, afirma Gian Franco Rocchiccioli, Sócio e Head de Estratégia da Pande. 

“Ao longo dos últimos anos, observamos uma mudança nos hábitos de compra com consumidores que buscavam principalmente por itens de qualidade com um custo-benefício atraente. No atual cenário, estamos percebendo uma crescente demanda por produtos com alto valor agregado, combinando exclusividade, alta qualidade e inovação”, afirma Allan Gate Hock, diretor de marcas exclusivas do GPA. 

“Como forma de conectar a marca à diferentes perfis de consumidores, Qualitá expande sua presença em diferentes tiers, oferecendo desde produtos acessíveis para um público que está em busca de trazer maior indulgência e descobertas para sua alimentação, até a oferta de produtos que atendem a necessidade do consumidor AA e aumentam sua identificação com a marca”, explica.

Essa premissa reorientou a organização dos mais de 1000 produtos que estão previstos para serem lançados e relançados com as novas embalagens e identidade visual até o final do ano. Os principais itens incluem vinhos, cápsulas de café e fraldas. 

Alinhado com o atual momento da companhia, que visa recuperar a rentabilidade, as marcas próprias representam um aumento da frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas. Atualmente, as marcas próprias são um dos projetos estratégicos da companhia, com um olhar diferenciado para o desenvolvimento de táticas que colaborem para potencializar e reforçar os atributos das marcas, especialmente Qualitá.

“A frequência de um cliente que compra marca própria é 2,5x maior do que aquele que não consome esses itens, e seu ticket médio é 60% superior. Cerca de 80% de nossos consumidores levam algum produto de marca exclusiva, sendo que seis em cada 10 levam pelo ao menos 1 item da marca Qualitá. As marcas próprias são imprescindíveis, uma vez que atuam na fidelização do cliente e ajudam em um pilar estratégico importante para a companhia, que é a concentração das compras daquele cliente nas nossas lojas”, analisa Gate. Hoje, as marcas próprias representam 21% das vendas do GPA.