As peças exaltam a força da agricultura familiar e promovem, para homenagear o campo nordestino, um encontro simbólico e emocionante entre Lucy Alves e Dominguinhos
Para marcar os 20 anos do Agroamigo, o Banco do Nordeste lança uma campanha publicitária de forte carga emocional e simbólica, protagonizada por um dueto que atravessa o tempo: Lucy Alves, um dos grandes nomes da música nordestina contemporânea, canta ao lado do mestre Dominguinhos, recriado com o uso de inteligência artificial.
Mais do que um recurso tecnológico, o reencontro entre Lucy e Dominguinhos materializa o conceito da campanha “Agroamigo. Há 20 anos apoiando a realização de sonhos” e traduz, com delicadeza e potência, o elo entre passado, presente e futuro da cultura nordestina e da agricultura familiar. Considerada herdeira artística de Dominguinhos e de Luiz Gonzaga, Lucy representa uma nova geração que honra as raízes sem perder de vista os horizontes.
“Escolhemos contar essa história com emoção, música e autenticidade, unindo gerações por meio da arte. A recriação de Dominguinhos é uma reverência à memória afetiva da nossa gente e ao compromisso do Banco do Nordeste com o desenvolvimento regional”, diz Evineide Dias, Superintendente de Marketing e Comunicação do banco.
No filme, os dois sanfoneiros se encontram e, ao som de uma canção original, conduzem o espectador por histórias verídicas de beneficiários do Agroamigo. Cada verso revela uma transformação: da horta de Maria em Mauriti (CE) à lavoura de Edmilson Valentim, passando pelos sabonetes de leite de cabra do Piauí e pelas frutas vermelhas de Mucugê (BA). Imagens reais dos produtores e de suas famílias reforçam a dimensão humana da iniciativa, que há duas décadas movimenta a economia do campo e promove dignidade e autonomia no semiárido brasileiro.
“Essa campanha é, antes de tudo, um gesto de gratidão ao povo do campo. Unir Lucy e Dominguinhos foi uma forma poética de traduzir o impacto do Agroamigo em milhões de vidas. Mais do que um uso criativo da tecnologia, é um tributo à cultura, à identidade e ao futuro de um Nordeste que sonha alto e realiza”, revela Fred Salles, CEO da agência.
A estratégia de mídia é ampla, com veiculação em TV aberta e por assinatura, rádio, jornais, portais de notícia, mídia exterior e redes sociais, alcançando toda a área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange os nove estados da região, além do norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para mostrar o impacto do programa aos parlamentares e formadores de opinião, o plano ainda inclui Brasília.
Com mais de R$ 41,7 bilhões investidos no campo, 8,18 milhões de operações contratadas e quase 3 milhões de famílias atendidas, o Agroamigo se consolidou como instrumento decisivo para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento regional sustentável.
Ao som da sanfona e das vozes que atravessam gerações, a nova campanha do Banco do Nordeste faz mais que comemorar um marco: homenageia o povo que cultiva a terra, alimenta o país e transforma sonhos em realidade.
Confira: