Movimentos do mercado

Agências de Comunicação do Ceará mostram como a assessoria de imprensa pode fortalecer a imagem de um negócio

Por Redação

26/05/2021 11h00

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É papel da assessoria de imprensa contribuir com a promoção da visibilidade midiática e da construção de identidade e imagem de organizações, marcas e pessoas. É a partir dela que clientes possuem uma ponte comunicacional com veículos de comunicação e o seu público, além de ser uma área que tem enfoque em criar constantemente uma boa relação com esses canais. Mesmo com a revolução digital e o declínio da mídia impressa, o trabalho da assessoria de imprensa continua sendo de extrema importância para as grandes marcas, podendo assim ser classificada como opção fundamental na geração de ações relevantes para o negócio. Ela oferece bons planejamentos estratégicos, fortalecimento e gerenciamento de crises, como também orientações para posicionamentos da marca, buscando a partir desses pontos trazer impactos positivos para a imagem da empresa em questão.

 

Para Pollyana Rocha, diretora de Comunicação Corporativa na Impulsione Comunicação, a área tem propriedade em dar visibilidade, reforço e autoridade para a marca, e que o trabalho é feito de maneira planejada e assertiva, reforçando posicionamentos e mensagens-chave. “A construção e fortalecimento de uma marca não é resultado que se alcança do dia para a noite. É necessária uma atuação em várias frentes, sendo uma delas a assessoria de imprensa”, conta.

 

A diretora de Comunicação Corporativa define que, o trabalho de assessoria tem missão de identificar temas relevantes, que sejam de interesse público e que mereçam ocupar um espaço disputado como é o dos veículos de comunicação. Para Pollyana, a máxima do “quem não é visto não é lembrado” vale também para o contexto da área, que trabalha não apenas para que os clientes conquistem espaço junto a mídia, mas, para lhes proporcionar credibilidade e visão perante o público. “A assessoria de imprensa precisa de sensibilidade para enxergar o que muitas vezes o próprio cliente não vê como diferencial e que merece ganhar visibilidade”, diz.

 

Djane Nogueira, diretora da agência AD2M menciona que qualquer empresa ou instituição, independente de seu porte e segmento de atuação, tem potencial para se beneficiar do serviço de assessoria de imprensa e que a partir do trabalho desses profissionais em conjunto com o negócio, se pode combinar resultados de curto prazo, como um apoio ao processo de ativação de vendas, com o fortalecimento da imagem institucional de médio e longo prazo. “Isso se dá desde o momento de se lançar ao mercado, tornar-se conhecida, aparecer e ser lembrada mais do que a marca concorrente, como também para mostrar a qualidade de seus produtos e serviços, até tornar-se referência no mercado”. Djane enfatiza que a assessoria de imprensa potencializa a visibilidade das ações positivas da empresa ao levar à sociedade, através do filtro crítico da imprensa, dados, personagens e histórias que transmitem seus valores. E que a partir de um tempo vai sendo construída uma boa imagem perante o público, bem como junto à própria imprensa, graças a esse esforço de relacionamento realizado pela assessoria.

 

“A empresa aparece em notícias de jornais, portais, rádio e televisão como exemplo positivo de boas práticas de mercado, como referência na área onde atua. A assessoria escreve, no presente, o que será a história da empresa quando forem lançados os olhares do futuro, ao mesmo tempo em que exerce influência em favor de uma boa imagem a curto prazo”, esclarece Djane.

 

 

Para Verônica Melo, jornalista e sócia diretora da Inove Comunicação, a presença de forma estratégica do cliente nos principais veículos de comunicação, gera visibilidade perante a opinião pública, garante o fortalecimento da marca e da imagem, autoridade na área de atuação e diferencial competitivo no mercado. “Ser reconhecido na sua área de atuação é um dos grandes benefícios com a exposição positiva na imprensa e isso impacta diretamente como a sua empresa é vista pelos clientes, prospects, investidores e o mercado de uma forma geral.”

 

Através das mudanças na realidade atual em que se enquadra a comunicação, os profissionais da área também tiveram que se adaptar aos novos modelos da era digital, baseando-se em novas estratégias. O marketing digital é a principal delas, demandando assim a grande importância de termos profissionais multimídias dentro das assessorias. Monique Oliveira, jornalista com especialização em Assessoria de Comunicação, enaltece que a Assessoria de Imprensa, assim como outras áreas da organização, possui processos muito bem definidos (começo, meio e fim) tendo como uma das suas características mais singulares ser um serviço pautado na conjuntura nacional, regional ou local. “Instituições que são organismos vivos e que dialogam constantemente com a sociedade, têm a possibilidade de contribuir com o debate público e se tornar referência dentro do seu campo de atuação por meios dos canais de imprensa, sejam eles tradicionais ou as novas mídias”, afirma.

 

Para a jornalista, a comunicação é uma ciência e, como tal, oferece metodologias próprias que foram e são estudadas, delimitadas a partir dos contextos, sempre trazendo soluções que visam seja o lançamento, o fortalecimento ou a constante gestão das reputações das marcas. “Empresas, instituições sociais e projetos podem, por meio de um plano de comunicação bem alinhado com os seus macro-objetivos, chegar a resultados significativos com o serviço de Assessoria de Imprensa”, comenta Monique.

 

Monique finaliza exemplificando que a partir de técnicas específicas e do permanente trabalho de relacionamento proporcionado com os públicos de interesse, as organizações conquistam e desenvolvem a credibilidade e relevância necessárias para uma saúde institucional qualitativa e duradoura. Gerar conteúdo expressivo e manter a constância no relacionamento com a imprensa são pontos importantes para quem deseja investir nessa área.