Destaque

Alexander Ponce incentiva uso de IA em palestra: “comece pequeno, mas não deixe de começar.”

Por Lucas Abreu

10/06/2025 16h49

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Promovida pelo Nosso Meio e Unimed Corretora de Seguros, nova edição do Encontro com o Mercado reuniu coordenadores, diretores e presidentes de sindicatos do Ceará no Restaurante Allêz Brasserie

No início da tarde de hoje (10), ocorreu mais uma edição do Encontro com o Mercado. O evento, promovido pelo Nosso Meio, em parceria com a Unimed Corretora de Seguros, ocorreu no Restaurante Allêz Brasserie e contou com uma palestra de Alexander Ponce sobre o poder da Inteligência Artificial para ampliar a base de associados de uma cooperativa.

A nova edição do Encontro com o Mercado é exclusiva para convidados e reuniu coordenadores, diretores e presidentes de sindicatos do Ceará, como o Sindicato dos Médicos, Sindicato dos Bancários, Sintrajufe, Sindjustiça, Sindiônibus, Sindimóveis, dentre outras instituições.

O CEO da Poncetech introduziu sua apresentação com um panorama da produtividade nas empresas brasileiras, a partir de dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que apontaram uma queda significativa desde o início da última década. Alexander também mostrou o novo cenário da capacitação de associados, demonstrando que eles estão mais exigentes e têm sua atenção concorrida por instituições de finalidades semelhantes. Como solução para essas questões, Alexander apontou a Inteligência Artificial Generativa como um meio de impulsionar a produtividade, com a criação de conteúdos segmentados para cada perfil de cliente atendido por uma instituição.

“A Inteligência Artificial não é uma novidade ou algo passageiro, porque ela entrega muito resultado muito rápido. Para vocês terem uma ideia, a média dos projetos que a gente tem na Poncetech com IA é de 50% a 70% de retorno em tempo. Então, se a gente implementa a IA em algum setor, a gente consegue dobrar a produtividade das pessoas”, pontuou Alexandre.

Alexander Ponce apontou o uso da IA Generativa para a organização de tarefas e automatização de processos, o que gera impacto em diversos setores de uma empresa, como marketing e contabilidade, aumentando a produtividade como um todo. Segundo o CEO da Poncetech, a ferramenta também é capaz de reduzir o tempo de execução de campanhas, personalizar o discurso em escala, identificar públicos com maior propensão e melhorar o atendimento e o engajamento, tópicos fundamentais para a capacitação de associados.

Alexander Ponce encerrou sua apresentação apresentando quatro estratégias que podem ajudar os membros de sindicato a captar associados, a partir do uso de Inteligência Artificial. Entre os insights oferecidos, estavam a segmentação inteligente de público, a geração automatizada de campanhas, criação de assistentes virtuais, como também de modelos preditivos e de análise comportamental.

“Pro ano que vem está previsto o lançamento de agentes de IA capazes de executar tarefas. Então é importante começar a aprender a partir de já, pra que quando a tecnologia mudar, você acompanhe esse processo com mais facilidade. Comece pequeno, mas não deixe de começar”, finalizou Alexander.

Confira também: