Executivos apresentaram panoramas de suas respectivas empresas e participaram de sabatina comandada pelo mestre de cerimônias Mauro Costa
No fim da tarde de ontem (11), o Salão Aventino do Hotel Gran Marquise, localizado em Fortaleza (CE), recebeu a segunda edição do Perspectivas Nordeste. Realizado pelo Nosso Meio, o evento tem o objetivo de apresentar o panorama mercadológico do Nordeste, focando no ponto de vista das pessoas que fazem o mercado acontecer. Entre as marcas patrocinadoras, estão: Aaron Rótulos & Etiquetas, Banco do Nordeste, Band, Cajuína São Geraldo, EBMQUINTTO, Eletromidia, Fortes Tecnologia, Mulato, Sobral Indústria Gráfica, Somapay, Terravista 360 e Unimed Fortaleza.
Na ocasião, houve um painel sobre negócios, apresentado pelos executivos Alexandre Pinheiro e Murilo Pascoal. Alexandre, que é diretor-executivo do Supermercado Pinheiro, introduziu sua palestra, apresentando um panorama sobre sua empresa, presente em 12 municípios do estado do Ceará, com mais de 2.500 funcionários, atendendo a mais de 1 milhão de clientes por mês nas lojas físicas e a mais de 32.000 clientes no e-commerce. Ao todo, o grupo possui 23 unidades do Supermercado Pinheiro, 13 salas do Cine Bom Vizinho, seis parquinhos infantis e uma Arena do Bom, localizada em Limoeiro do Norte.

Alexandre Pinheiro destacou que houve aumento de 15% no share da empresa, um crescimento robusto frente ao mercado entre janeiro e outubro de 2024. O diretor executivo do Supermercado Pinheiro também falou a respeito do Pin Clube, clube de vantagens que já possui mais de meio milhão de clientes, e das parcerias firmadas com os times Ceará S.C. e Fortaleza E.C., com as empresas Beach Park e Normatel Home Center, com a Ordem dos Advogados do Ceará e com a Universidade Federal do Ceará.
Por fim, Alexandre Pinheiro abordou sobre o perfil de seus clientes, cuja maioria é formada por mulheres com faixa etária entre 31 a 40 anos, e destacou o crescimento de mais de 900% nas redes sociais do Grupo Pinheiro com mais de 18 milhões de impressões mensais.
Após o fim da apresentação de Alexandre, Murilo Pascoal introduziu sua palestra com um vídeo institucional do Grupo Beach Park, focado no Aqua Park da empresa, que completa 40 anos neste ano. Murilo afirmou que uma grande prioridade do Grupo Beach Park é criar novas atrações para atrair novos públicos e garantir a fidelidade daqueles que visitam o Aqua Park todo ano.
O executivo destacou dois projetos: um deles é a Surreal, montanha russa aquática mais alta do mundo, atualmente em construção; e o recém-inaugurado Parque Arvorar, que possui uma área verde de 20 mil metros quadrados e tem o intuito de conectar os visitantes com a biodiversidade local, especialmente com as mais de 30 espécies de pássaros presentes no local.

Sabatina sobre o cenário de 2025
Após o fim de suas palestras, Alexandre Pinheiro e Murilo Pascoal participaram de uma sabatina, conduzida pelo mestre de cerimônias e diretor da AD2M Comunicação, Mauro Costa. Os executivos responderam perguntas relacionadas às apresentações anteriores, conduzidas pela sócia da PwC Brasil, Helena Rocha, e pelo diretor de negócios do Banco do Nordeste do Brasil, Luiz Abel Amorim de Andrade, cujos temas principais foram mão de obra qualificada e parcerias estratégicas.
“Nós somos uma empresa que pensa muito a longo prazo, então a gente busca construir esses relacionamentos com as empresas, principalmente as boas. E essas parcerias se constroem de maneiras diferentes, seja com um fornecedor, com alguém do setor financeiro como o Banco do Nordeste e com nossos patrocinadores. Nós falamos sempre que não dá pra construir nada sozinho, por isso as empresas tem que estar mais juntas, além das transações pontuais de negócios, porque dessa forma há um desenvolvimento conjunto”, pontuou Murilo.
Alexandre Pinheiro e Murilo Pascoal também foram questionados sobre o que eles resolveriam primeiro, dentro das questões estruturais e econômicas da região Nordeste, se tivessem o poder para fazê-lo. O CEO do Grupo Beach Park apontou o fortalecimento do turismo local, com o desenvolvimento de uma malha rodoviária e aérea para aumentar o fluxo de visitantes ao estado do Ceará. Já Alexandre afirmou que acabaria com um problema que afeta não só o estado do Ceará, como também o Brasil por inteiro: a concentração de renda.
“Eu vejo uma discrepância muito grande entre quem tem muito e quem tem pouco, e isso dificulta a vida de milhares de pessoas. Então, se eu tivesse uma caneta mão pra acabar com um problema, principalmente de natureza mais social, eu creio que seria este: a concentração de renda. Essa seria a minha prioridade como gestor”, pontuou o diretor-executivo do Supermercado Pinheiro.
Confira as fotos do evento AQUI
