Marketing

AlmapBBDO assina novela “Muy Caliente” para a WWF-Brasil e alerta sobre crise climática e vida marinha

Por Redação

15/04/2025 13h47

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

WWF-Brasil aposta na irreverência para sensibilizar e arrecadar doações para a conservação marinha 

Miguel e Elena são um casal apaixonado – o clássico amor à primeira vista. Porém, Miguel é um pescador que, devido ao aquecimento dos oceanos, foi obrigado a viajar cada vez mais longe. Tão longe que desaparece. De coração partido, Elena se consola nos braços de Ernesto, melhor amigo de Miguel. Mas quando o casal parece ter encontrado a felicidade, Miguel retorna de sua longa viagem. 

Poderia ser o roteiro de uma novela mexicana. Mas é o que está acontecendo no mundo real com os albatrozes-de-sobrancelha negra, uma das espécies mais leais do reino animal. Animais conhecidos por seus relacionamentos de mais de 50 anos estão se ‘divorciando’ pela primeira vez na história. O motivo? A crise climática, que eleva a temperatura dos oceanos e obriga os albatrozes a voar cada vez mais longe para se alimentar. Assim, o casal pode não chegar ao mesmo tempo, na área de reprodução para o período de acasalamento, levando a busca por novos parceiros. 

Essa é a trama de Muy Caliente”, primeira ‘novela mexicana’ produzida pelo WWF-Brasil, em parceria com a agência AlmapBBDO, que usa o humor e a irreverência para favorecer a conscientização das pessoas sobre os impactos das mudanças climáticas na degradação do planeta. A campanha com três episódios, o primeiro deles já está disponível nas redes sociais do WWF-Brasil. Além da sensibilização, a ação tem o objetivo de arrecadar doações para reforçar a atuação da instituição na conservação marinha. 

“Entre nossas missões está a redução dos impactos das mudanças climáticas na sociobiodiversidade marinha, com ações como a conservação de recifes de coral, criação de áreas marinhas protegidas e incidência em políticas públicas, essenciais para a sobrevivência dos ecossistemas marinhos e para o nosso futuro. Além de “Muy Caliente”, o WWF-Brasil tem diversos projetos para proteger os oceanos”, destaca Marina Corrêa, analista de conservação e líder de oceanos do WWF-Brasil. 

“A trama é baseada em clássicas novelas mexicanas, bebendo da fonte de A Usurpadora, Llamas da Pasión e muitos clássicos que víamos no SBT. E, mesmo assim, é um relato fiel do impacto da crise climática na vida marinha. O roteiro foi feito com a consultoria de uma bióloga, então conseguimos contar de maneira divertida, emocionante e lúdica os problemas que esses animais têm sofrido. E tudo é feito com marionetes esculpidas, cenários feitos a mão e construídos com um carinho incrível. Tudo para informar e sensibilizar pessoas que estão saturadas sobre temas climáticos”, comenta Cake Llaguno, redator criativo da AlmapBBDO. 

A produção é da Vetor Zero Lobo, dirigida por Gabriel Nóbrega, com áudio, trilha e sonoplastia da PUNCH Audio.

Confira:

FICHA TÉCNICA: 

Agência: AlmapBBDO 

Cliente: WWF-Brasil 

Campanha: Muy Caliente – Telenovela 

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu 

CCO: Pernil 

Diretores Executivos de Criação: Eduardo Lima, Fernando Duarte, Henrique Del Lama, Pedro Corbett e Rodrigo Adam 

Criação: Cake Llaguno e Gus Souza 

Projetos Especiais: Julia Newman, Marília Alves, Júlia Cunha, e Pedro De Santi Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Marcia Granja 

Produtora: Vetor Zero 

Direção: Gabriel Nobrega 

Produção Executiva: Francisco Puech e Lucas Romero 

Diretora de Projetos: Márcia Guimarães 

Direção de Novos Negócios: Luiz Braga 

Gerente de Projetos: Monica Andrade e Carolina Gorga 

Assistente de Direção: Luah Fioli 

Direção de Produção: Anderson Boscari 

Direção de Fotografia: Lucas René 

Operador de câmera, robô e movimentos: Renato Leitão 

Direção de Cenografia e Adereços: Lígia Jeon e Lídia Yogui 

Aderecista: Simone Pinheiro 

Rigging: Nidin Sanches 

Produção de Bonecos: Alice Reily (Boca de Cena Produções) 

Manipuladores de Bonecos: Gabriel Nobrega e Evelin Cristina 

Gaffer: Ailton Hipólito (Tutu)

Making of: Chiquinho Marques e Nidin Sanches 

Coordenação de Pós-produção: Tatiana Caparelli 

Coordenação de Equipe: Rosangela Gomes, Ana Mendes, Nathaly Lopes Montagem: Lucas Mello Pedro Falcone 

Concept: Fernandinho Heynen, Wilson Panassi, Pedro Jones, Marcos Felix e João Capoulade 

Matte Painting: Ricardo Riamonde 

Composição: Carlos Campos, Rodrigo Vec 

Rotoscopia: Gassan Abdouni 

Cor: Leticia Blanco 

Finalização: Lívia Portugal 

Assistentes de Ilha: Fábio Augusto, Isabela Balbo, Marcos Tavares 

Estratégia de Conteúdo: Mat Rodrigues 

Produtora de som: PUNCH AUDIO 

Produção: Cristiano Pinheiro 

Produtora Executiva: Lili D. Aragoni 

Criação: Tony Berchmans 

Atendimento: Ale Pais e Gabi Takan 

Head de Coordenação: Cristiane Oliveira 

Coordenação de Produção: Karina Coviello e Thaís Cris 

Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê Dubladores Brasileiros: Felipe Grinnan, Fernanda Baronne e Ricardo Schnetzer Dubladores Mexicanos: Chucho Galarza, Cristina Tenório e Luis Gastelum Locutor Mexicano Radionovela: Ricardo Estrada 

Aprovação: Mariana Gutiérrez de Menezes