Mesa Preta Pod está entre os programas de Redução da Desigualdade conduzidos internamente e busca atrair jovens pretxs para o mercado de comunicação
A AlmapBBDO anuncia a criação do podcast Mesa Preta Pod. Disponível no Spotify, o programa, com edições mensais, trará convidados para compartilhar sobre sentimentos, angústias, sonhos e realizações que atravessam profissionais pretos no mercado de comunicação, sendo o primeiro episódio com a participação da Samantha Almeida – Diretora de Criação e Conteúdo nos Estúdios Globo.
A iniciativa é uma idealização do Comitê de Diversidade, através do ISOKAN, grupo de afinidade étnico-racial da agência, responsável por desenvolver ações que tragam esse viés de acolhimento a novos talentos negros, junto aos que já fazem parte do time de colaboradores.
“Para além da intenção de ‘aquilombamento’ da ideia, queremos produzir um repertório feito por e para pessoas negras com o objetivo de auxiliar profissionais entrantes na área de comunicação, trazendo convidados inspiradores referência no nosso mercado, mas que principalmente os façam se sentir representados”, destaca Taís Santos, líder da área de Diversidade & Inclusão da Almap e responsável pela mediação do podcast.
Mesmo que com um movimento social, partindo das pessoas e marcas pontuais, a agência enxerga a comunicação como um dos principais pontos de atenção quando se trata de diversidade e inclusão, afinal a publicidade só consegue ser plural se a mesma é produzida por um time diverso, o que não é a realidade no Brasil. Um dos maiores catalisadores de vendas e relacionamento, a publicidade ainda é composta por 78% de pessoas brancas, segundo estudo da UERJ (2022). Enquanto isso, segundo o IBGE, 56% dos brasileiros são considerados pretos e pardos.
Hoje, apesar das inúmeras iniciativas para aumentar a diversidade no mercado, além de ainda estarmos longe do ideal, segundo a visão do grupo falta uma preocupação genuína com inclusão. Mesmo com coletivos e empresas dedicadas especialmente a recrutar esse público, existe um cenário sintomático onde essas pessoas não encontram as oportunidades e o suporte necessário para crescer profissionalmente.
“O mercado como um todo finalmente tem falado muito sobre metas de contração, representatividade, mas pouco sobre inclusão. Precisamos pensar em como estamos acolhendo e desenvolvendo essas pessoas também. Representatividade importa claro, mas é só o primeiro de muitos outros passos”, conclui Tais.
O primeiro episódio já está no ar, com produção do time composto por Leonardo Pereira Lago, Analista de BI; Ana Carolina Santos, estagiária de PR e Caroline de Carvalho, estagiária de conteúdo, membros do ISOKAN responsáveis em participar das gravações fazendo perguntas para os convidados e representando a voz dos novos talentos. Para as próximas edições, já estão pautados bate-papos que compartilham algumas das angústias comuns entre os profissionais negrxs, com lançamentos programados para o começo de cada mês. Para acompanhar acesse: Link
Ficha Técnica
Iniciativa: Almap BBDO e ISOKAN
Apresentação: Taís Santos
Entrevistadores: Ana Carolina Santos, Caroline Souza, Leonardo Lago
Convidada: Samantha Almeida
Roteiro: Taís Santos e Felipe Cirino
Diretor de criação: Iron Brito
Diretor de arte: Carlos Alberto Rocha
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas
Edição e mixagem: Cadu Silva
Captação de áudio: Ozzy Azevedo
Trilha: Raw Audio
Produção Digital: Lilian Cavalini, Luan Henriques
Produtora site: idigital