A ideia do projeto surgiu como uma alternativa para a problemática do desperdício e prolonga em até 14 dias a vida útil dos frutos
Um grupo de três estudantes de Cascavel, no Ceará, venceu o Solve For Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da Samsung, com um protótipo chamado PectiVitalis, que funciona como um tipo de revestimento sustentável para reduzir o desperdício de frutos na região. Em sua décima edição no País, o Solve For Tomorrow é conhecido por incentivar alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções inovadoras para problemas reais da sociedade utilizando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
A ideia do projeto surgiu como uma alternativa para a problemática do desperdício de frutos, uma vez que a economia do município de Cascavel gira em torno da agricultura e uma parte considerável das famílias dos alunos é composta por agricultores, produtores e comerciantes que sofrem com essa perda de produtos. A partir disso, os jovens estudantes passaram a trabalhar em uma alternativa de produto agroindustrial para ser usado como matéria-prima no desenvolvimento de um revestimento capaz de prolongar em até 14 dias a vida útil desses frutos.
“Trata-se de um revestimento plástico que cria uma barreira protetora para esses frutos, retardando o amadurecimento, protegendo contra danos físicos e reduzindo a umidade para preservar o frescor e o sabor”, afirma Heloina Lopes Capistrano, professora de biologia e orientadora do grupo. “O revestimento pode ser removido para consumo, mas também pode ser consumido junto ao fruto, sendo ótimo para o sistema digestório, uma vez que é produzido a partir da casca do maracujá, um carboidrato rico em pectina, a matéria prima do nosso revestimento”, explica.
“Estamos falando de uma iniciativa que ajuda agricultores, feirantes e produtores locais a reduzirem a perda de frutos por desperdício, maximizando lucros e fortalecendo as atividades comerciais e a economia circular”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos muito felizes e satisfeitos em ter um projeto como este entre os vencedores do Solve For Tomorrow Brasil, pois o principal objetivo do programa é, justamente, entregar soluções criativas e inovadoras, por meio da tecnologia e da inovação, para melhorar a vida da população como um todo”.
“O projeto da equipe de Cascavel mostra como o trabalho por projetos na escola e a abordagem STEM, aliados ao olhar atento para o território, podem impulsionar a criação de soluções sustentáveis”, avalia Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow no Brasil. “Iniciativas como essa são importantes, também, para incentivar o interesse de jovens estudantes pela ciência e pela pesquisa, mostrando que esse é um caminho possível para suas vidas profissionais”.
Para Heloina, o Solve For Tomorrow Brasil continua estimulando os jovens alunos a buscarem soluções sustentáveis para demandas da sociedade.
“É uma iniciativa que fortalece a aprendizagem científica e motiva os estudantes a pensarem em novos projetos. Eles estão felizes e orgulhosos resultado, e todas as expectativas foram superadas. Isso serviu de agente motivador até para que eles usem a aplicação da ciência e da tecnologia no dia a dia. Nós, de fato, consideramos esse projeto como uma resposta para o amanhã”.