A Betânia Lácteos, a Embaré Indústrias Alimentícias e o fundo de private equity Arlon LATAM informam que a união entre as suas operações deu origem a ALVOAR LÁCTEOS, que passa a ser a quinta maior empresa de laticínios do Brasil.
A ALVOAR LÁCTEOS conta com um time de mais de 4 mil colaboradores diretos e um faturamento de R$ 4 bilhões. Cerca de 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas abastecem as 9 fábricas e 13 centros de distribuição, além de laboratórios próprios e filiais, com capacidade para processar 4,8 milhões de litros de leite por dia, o que concede à empresa capacidade de atuação nacional e internacional, exportando para mais de 45 países.
Com tecnologia, inovação, marcas amadas e líderes de mercado, a nova empresa inicia sua atuação potencializando suas relações e criando impacto positivo que vai muito além de produtos que alimentam o corpo. As linhas de produtos Betânia, Camponesa e Caramelos Embaré serão mantidas e continuarão com suas respectivas estratégias de comercialização. A ALVOAR LÁCTEOS irá atuar com um portfólio mais forte e completo.
O CEO da ALVOAR LÁCTEOS é Bruno Girão e a sede administrativa da empresa será em Fortaleza-CE, mas todas as unidades no Nordeste e em Minas Gerais se mantém em plena operação. ALVOAR passa a ser um grande grupo, presente em todo o Brasil, que escreverá novas histórias que transformarão o mundo, acreditando na paixão que faz crescer e prosperar.
De acordo com o CEO da Alvoar Lácteos, Bruno Girão, a nova marca representa o alvorecer e o desejo de alçar novos voos no mercado local e nacional.
“O nome tem o papel de representar duas marcas fortes, com raízes e históricos muito bem estabelecidos nas regiões. O nosso propósito é levar conexão com os alimentos e voar com essa vontade de alcançar liderança”, afirma ele.
O CEO explica, no entanto, que os consumidores continuarão acessando os produtos, em suas respectivas regiões, com a marca de costume. Ainda que a sede da Alvoar esteja localizada no Ceará, Girão aponta que as áreas comerciais continuarão independentes, o que, para ele, é uma forma de a empresa garantir que clientes e fornecedores mantenham os mesmos fluxos de comunicação e relacionamento com a empresa em suas necessidades.
A mudança, portanto, está no que ele considera um casamento perfeito decorrente da fusão e que pode impulsionar a venda de leite de produtores mineiros.
“Minas Gerais produz mais leite do que consome. E o Nordeste tem uma relação contrária a isso. Nós somos deficitários no leite fluido. A Embaré tem acesso a leite de qualidade, que é o que precisamos. Então o produtor mineiro terá o benefício de alcançar mais mercado”, avalia o CEO da Alvoar.
Com o perfil consolidado das marcas, a empresa agora terá como foco a distribuição dos produtos e eventuais criações de linhas de produtos específicas.
“Nós vamos investir em pesquisa. Vamos entender o consumidor para ter mais assertividade em lançamentos e entender tendência, considerando que a base de consumidores está 70% no nordeste e que aqui não é possível fazer tantas sofisticações e aumentar os custos para uma população que tem menos recursos”, comenta Girão, que acrescenta, ainda, que 30% do mercado está em Minas Gerais e nos 64 países para os quais a Embaré exporta produtos.
Fonte: comunicado enviado à impresa e Diário do Comércio