Em alusão ao Dia de Responsa, data que a Cervejaria Ambev realiza anualmente em setembro para promover o consumo consciente e chama a atenção para a importância da moderação do consumo de bebidas alcoólicas. A Ambev criou uma ação com uma edição inusitada de latas das principais cervejas para este ano. Com uma identidade visual minimalista, as latas especiais mostram que não precisam de muito para ser elas mesmas. Tudo isso para provar que, assim como as marcas, os consumidores não precisam consumir bebidas alcoólicas em excesso para ser eles mesmos.
Como parte da ação, as edições especiais das latas ganharam as redes sociais e foram enviadas a diversos influenciadores, junto com garrafas de água, para demonstrar a importância da hidratação durante o consumo de bebidas alcoólicas. Elas também fazem parte de uma campanha nas redes sociais da cerveja Antarctica para dar visibilidade às mensagens no Dia de Responsa.
Além de abrir discussões sobre o consumo responsável só para maiores de 18 anos, a jornada de consumo consciente da Ambev que atua há mais de 20 anos em parcerias de segurança viária agora, mira uma jornada com foco na moderação e quer conscientizar cada vez mais o consumidor sobre a importância das escolhas saudáveis.
Para este ano, a Ambev está anunciando uma meta, mais ambiciosa que a da OMS (Organização Mundial da Saúde), de incentivar a redução do consumo excessivo em 2,5 milhões de brasileiros até 2021, além de lançar uma plataforma de moderação que coloca o consumidor como centro da mudança do comportamento.
A Plataforma de Moderação tem como objetivo servir como ferramentas de ensino para que as pessoas compreendam as relações com o álcool a partir de cinco comportamentos, sendo eles: (I) autoconhecimento, (II) contar doses, (III) planejar o consumo, (IV) hidratar-se e (V) diversificar o consumo. A partir dessas alavancas, a Ambev espera estimular que os brasileiros consumam bebida alcoólica de forma consciente como uma escolha de vida saudável. A plataforma está disponível aqui.