Com campanha criada pela SunsetDDB, iniciativa tem o objetivo de diminuir o impacto do cancelamento das festas e blocos de rua na realidade financeira dos ambulantes, que poderão vender cerveja, mas para as pessoas curtirem o Carnaval em suas casas
A SunsetDDB criou a campanha publicitária para o movimento #AjudeUmAmbulante, lançado pela Ambev nesta semana com o objetivo de ajudar esse grupo de trabalhadores, que, neste ano, em função da pandemia e com o cancelamento das festas e blocos de rua, ficarão sem a renda gerada pelas vendas durante o Carnaval. Através do site Ajude um Ambulante, a Ambev cadastrou cerca de 20 mil ambulantes que comprovaram trabalho no Carnaval de anos anteriores. Após o cadastro, cada um deles recebe R$ 150 e um código de identificação para ser divulgado entre seus amigos e clientes para compras pelo aplicativo Zé Delivery. A cada utilização do código, a Ambev faz uma doação extra de R$ 5 para o ambulante, com um limite de 20 utilizações por CPF.
“Mesmo sem Carnaval, a gente não podia deixar de ajudar aqueles que sempre estiveram ao nosso lado durante tantos dias de festas. Procuramos todas as formas de ajudar e, ainda sim, garantir folia dentro de casa e com segurança a todo o nosso ecossistema e nossos consumidores”, comenta Alexandre Alves, Diretor de Marketing da Ambev.
O objetivo da campanha criada pela SunsetDDB é reforçar a ajuda aos ambulantes, que sempre garantiram as bebidas geladas durante os dias de folia, e incentivar a venda de cervejas para as que as pessoas possam curtir o Carnaval em suas casas. O filme destaca a caixa térmica, o principal instrumento de trabalho desses vendedores, em cenários bem famosos do Carnaval brasileiro, porém vazios e praticamente desertos por causa da pandemia. No filme são mostradas locações como a orla de Copacabana e os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, as ruas do Pelourinho, em Salvador, de Ouro Preto (MG) e Olinda (PE), além do Largo da Batata, em São Paulo. O filme ressalta ainda as expressões usadas pelos ambulantes, como “Água, cerva latão!” e “Skol Biti três por dez!” e encerra com a assinatura “O nosso carnaval dentro de casa, junto a quem sempre curtiu com a gente.”
Além do filme com as caixas térmicas, a campanha se destaca pelo impacto visual das imagens de QR Code nas peças criadas para mídia digital. Elas foram geradas a partir de uma evolução da tecnologia QR Code, chamada Halftone QR Code, de código aberto entre desenvolvedores do mundo todo, que transforma fotografias nos códigos bidimensionais que são escaneados pela câmera de telefone celular. Os QR Codes da campanha fazem direcionamento estratégico para o consumidor acessar o site do movimento #AjudeUmAmbulante e identificar os vendedores que ainda não tenham conseguido atingir a meta de 20 códigos que dão direito, cada um, à doação de R$ 5 feita pela Ambev.
“Além de despertar um sentimento de solidariedade nesse Carnaval, muito importante para ajudar esses trabalhadores que realmente precisam reforçar a renda, a campanha usa a tecnologia do QR Code como uma forma de humanizar as vendas, fazendo com que os códigos não sejam apenas elementos gráficos, mas sim imagens de pessoas de verdade, com a capacidade de representar cada um dos ambulantes”, diz Sergio Mugnaini, CCO (Chief Creative Officer) da SunsetDDB.
Confira o vídeo:
Vacinação – Diante do cancelamento das festas de Carnaval deste ano, a Ambev também decidiu doar 5 mil caixas térmicas, que seriam usadas pelos ambulantes, para o programa nacional de imunização contra a Covid-19. As caixas foram adaptadas especialmente e serão usadas para o transporte e armazenamento de doses de vacina. A SunsetDDB também criou uma versão do filme do movimento #AjudeUmAmbulante focada no plano de imunização. Nela, após as cenas de cidades vazias durante o Carnaval, um ambulante informa sobre a iniciativa da Ambev para colaborar com a vacinação.
Na legenda da postagem a Ambev declara: “Este é o primeiro ano sem carnaval, né? E pensando nisso, vamos doar as caixas térmicas que não serão utilizadas no carnaval ao Programa Nacional de Imunização para armazenar vacinas contra o COVID-19.”
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA
Agência: SunsetDDB
Título da campanha: #AjudeUmAmbulante
Anunciante: Ambev
CEO: Pipo Calazans
CCO: Sergio Mugnaini
Redator: Filipe Rosado.
Diretor de Arte: Felipe Revite
Social Media: Fábio Machado e Gabriela Campagnucci
Mídia: Marcelo Aquilino e Camila Costa
Atendimento: Cris Pereira e Shirley Lacerda
Planejamento: Marcia Aguirre, Fabiana Ribeiro e Julia Aquino
RTV Producer: Tais Caetano e Fatima Latorre
Aprovação Cliente: Alexandre Costa e Mariana Taborda
Produtora: Academia de Filmes
Direção de Cena: Sérgio Mastrocola
Produção Executiva: Paulo Schmidt
Diretor de Fotografia: Sérgio Mastrocola
Pós-Produção: Ilegal FX
Coordenação de Pós-Produção: Francisco Ruiz / Thais Barcelos
Montador: Heloísa Kato
Color: DOT – Ely Silva, Abc
Produtora de Áudio: Comando S
Atendimento Áudio: Elis Pedroso e Andrea Barreto
Maestro/Produtor: Magno Vito
Locução: Filipe Rosado, Serginho Rezende, Lucas Silva, Carol Lapolli, Fabiano Peixoto, Tibless, Gabriel Miranda
*Texto Divulgação