Com uma abordagem marcada pelo regionalismo, a estratégia da marca é gerar a identificação de seu público com as cidades onde a marca está inserida
Com uma história que se entrelaça com as raízes do Ceará, a AmericaNews Beauty sempre valorizou o regionalismo e a identidade local. No entanto, reconhecendo a diversidade e amplitude de seu público, a empresa decidiu ampliar esse conceito para abranger todas as regiões onde têm presença, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Pará.
“Em nossa estratégia, sempre buscamos levar o pertencimento e destacar o regionalismo, porque entendemos que a AN Beauty tem uma história muito bonita enraizada aqui no Ceará, onde nasceu. Mas, também temos o compromisso de nos comunicar com o público de outras regiões onde estamos”, afirma Germana Mara, gerente executiva de Marketing da perfumaria.
A campanha do Dia das Mães da AN Beauty celebra a diversidade cultural da região norte e nordeste. Inspiradas nas particularidades de cada cidade, as estampas das peças promocionais refletem elementos que fazem alusão a maternidade, relembrando memórias afetivas e promovendo uma sensação de pertencimento.
“Quando planejamos essa campanha, nosso objetivo principal era fazer com que as pessoas em todas essas localidades, onde também temos lojas, se sentissem parte dela e homenagear principalmente a maior das mães, a terra natal.”, destaca a gerente.
Além disso, a campanha foi desenvolvida por artistas locais de cada região, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a marca e seu público. Desde a concepção até a finalização das peças, o trabalho foi realizado de forma colaborativa, envolvendo toda a equipe de Marketing da AN Beauty.
“Somos um time de oito pessoas e esse trabalho foi feito com muitas mãos, desde a criação do conceito até os designers que ajudaram na construção do material. Foi uma produção em conjunto para garantir que cada detalhe refletisse a diversidade e riqueza das cidades onde atuamos”, destaca Germana.
A campanha também inclui ações nas redes sociais, com vídeos dos artistas comentando sobre a criação das estampas e a participação de influenciadores digitais. Nas lojas físicas, a AN Beauty está proporcionando momentos de lazer e descontração para os clientes, com a presença dos artistas locais, que estão presenteando suas mães com produtos da marca.
A campanha do Dia das Mães da AN Beauty estará disponível em todas as lojas físicas e no site da marca até o dia 12 de maio. Durante o período da campanha, os clientes que realizarem compras a partir de R$ 599 receberão de brinde uma bolsa de mão com a estampa exclusiva, desenvolvida pelos artistas dos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Pará.
INSPIRAÇÃO
Ceará
Camilla Lifer, artista cearense, compartilha que sua principal inspiração foi Iracema, personagem emblemática da literatura de José de Alencar. Segundo ela, Iracema simboliza a força e proteção, características que enxerga tanto em figuras maternas quanto na própria cidade de Fortaleza, sua fonte de inspiração central.
Pernambuco
Para Aline Morais, artista de pernambucana, explorou a rica cultura local do Recife, onde o Carnaval desempenha um papel central. O frevo, uma dança emblemática da cidade, é uma expressão genuína de sua identidade. Ela conta que “nos últimos anos, temos testemunhado um aumento significativo da participação familiar no Carnaval, com o surgimento de blocos especialmente voltados para mães, crianças e aqueles que desejam desfrutar da festividade de forma mais inclusiva. Esses blocos, muitas vezes organizados por e para mães, foram uma fonte inspiradora fundamental. Eles representam a tradição do Carnaval sendo transmitida de geração em geração, adaptando-se às necessidades das famílias contemporâneas e refletindo a cultura vibrante que permeia nossa cidade.”
Rio Grande do Norte
A inspiração de Fernanda Medeiros, artista potiguar, surge das tradições familiares de comemoração do Dia das Mães, marcadas por presentes feitos à mão e pelos bordados tradicionais da região. Esses bordados, herança cultural e afetiva, serviram de base para o design da estampa, incorporando elementos simbólicos e estéticos característicos do Rio Grande do Norte
Pará
Cleyton Telles, artista paraense, buscou inspiração na lenda ameríndia da Mãe d’água, que personifica não apenas as mães, mas também a própria cidade de Belém. Sua estampa traduz os movimentos dos rios e a fluidez da água, conectando as pessoas à cultura local e à ancestralidade, numa celebração do amor materno e da identidade paraense.