Campanhas

Ampla assina campanha para Prefeitura de Recife contra o assédio no Carnaval

Por Redação

27/02/2025 11h19

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Time feminino da agência foi responsável pelo desenvolvimento do conceito da campanha

O Carnaval é, tradicionalmente, celebrado como a festa da liberdade e da alegria. Mas é também cenário de importunação e assédio contra mulheres. Nesse contexto, a Prefeitura do Recife, que já realiza diversas políticas e ações de enfrentamento à violência de gênero, lança a campanha Manual de Como não ser um Babaca no Carnaval, criada pela agência Ampla.

A ação educativa alerta sobre condutas abusivas e oferece orientações sobre como denunciar e buscar apoio. A proposta traz mensagem direta e clara, refletindo a urgência de conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema. A música-tema, composta por Joyce Alane, mistura frevo, pop e brega, sintetizando a diversidade e a autenticidade do Carnaval recifense, ao mesmo tempo em que reforça o valor de um ambiente de respeito e liberdade para todas as pessoas.

Com time predominantemente feminino envolvido na criação e produção do conceito, o Manual do Babaca reafirma a ideia de que ‘depois do não, tudo é assédio’. Para aproximar ainda mais o público da campanha, realizamos uma apresentação nas ruas, incentivando a participação ativa da população”, explica Juliana Queiroz, CBO da Ampla.

Show surpresa e engajamento nas ruas

Neste ano, a divulgação da campanha começou antes mesmo da abertura oficial do Carnaval, com pocket show surpresa nas ruas do Recife Antigo. Joyce Alane e Thayzinha subiram ao palco na Avenida Rio Branco, cantando o tema da campanha e algumas de suas próprias músicas, cativando os foliões.

Além da performance ao vivo, o clipe da campanha contou com participação da influencer e humorista Carol Maloca, agregando ainda mais engajamento e identificação do público com a mensagem. O registro audiovisual da apresentação será transformado em peças para TV, redes sociais e rádio. Também será exibido nos intervalos dos shows promovidos pela prefeitura nos palcos durante o Carnaval.

A comunicação contará ainda com materiais impressos, como o “Manual de Como Não Ser Um Babaca no Carnaval”, que, além das dicas sobre como agir, oferece informações cruciais de onde e quando as mulheres podem pedir ajuda durante a folia.


Ficha técnica
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Prefeitura de Recife
Campanha: Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval
CCO: Manuel Cavalcanti
Head de Criação: Lenivaldo Leni e Thiago Pitt
Criação: Ana Victória Borges, Ana Santiago, Betinho Montenegro, Lenivaldo Leni, Mirella Lemos, Sthéphanie Leal e Thaís Vital
Mídia: Débora Beltrão, Bárbara Sales, Bruno Cabral e Milena Batista
Produção: Priscila Ribeiro e Monica Santos
Finalização: Jaime Vieira
Diretora de Atendimento: Juliana Queiroz
Coordenação de Atendimento: Amanda Cardoso
Edição de vídeo: Bla
Captação de imagens: Bla
Produção de fotos: Lara Valença
Aprovação: Danielle Lima, Ana Braga, Igor Gazatti e Flávia Lemos