Tendência

ANATEL divulga que mercado de internet na região Nordeste tem maior participação dos ISPs

Por Redação

21/09/2021 13h20

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Inclusão de TV por assinatura aos serviços pode elevar faturamento do setor em 30%

 

Dados divulgados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre acessos, e a densidade destes acessos, de TV por assinatura no Brasil, destaca que os pequenos e médios provedores de internet, os ISPs, têm conquistado maior participação no mercado de internet e TV, chegando a ser responsáveis pelo maior número de assinaturas em algumas regiões, como a Nordeste, tirando espaço dos grandes players ao oferecer melhor atendimento e mais competitividade pelo apelo de empresa regional.

 

De acordo com um levantamento da MultTv, apostar na inclusão de TV por assinatura na operação dos provedores de internet regional é uma estratégia que permite crescimento de faturamento, fidelização da base de clientes, melhoria da imagem corporativa e sem a necessidade de aumentar as equipes.

 

“O compartilhamento de headend tem possibilitado que ISPs de todo o Brasil passem a competir de igual para igual com os líderes de mercado. A estratégia permite um crescimento médio de 30% no faturamento dos provedores que, ao oferecerem aos clientes da base o serviço de TV, mantém a cartela de clientes na empresa, que não precisam mais trocar de fornecedor para encontrar internet e TV em um único local. Além da fidelização, a inclusão do serviço leva aos assinantes a tranquilidade de um atendimento personalizado e de qualidade, realizado por uma empresa da região”, destaca Marcelo Rodrigues, diretor comercial da MultTv.

 

Fortaleza (CE), Natal (RN), Teresina (PI) e Aracaju (SE), são quatro importantes capitais nordestinas que apresentam números interessantes de market share pelos menores provedores. No caso da capital do estado do Ceará, quase 60% de todos os assinantes de banda larga utilizam serviços de pequenos e médios provedores de internet. Em Natal e Teresina, os líderes de mercado são os menores ISPs que, juntos, controlam 38% e 33% de todos os clientes de banda larga, respectivamente. Em Aracaju, capital do estado de Sergipe, 1 a cada 4 assinantes de internet banda larga opta pelo serviço de um pequeno ou médio provedor.

 

“Os dados da ANATEL vão muito de encontro com a realidade que temos observado dentro da MultTv. Desde o ano passado, nossa participação no mercado da região Nordeste tem crescido muito e é possível enxergar a democratização de acesso à TV por assinatura que temos promovido ao levar aos ISPs a oportunidade de inclusão de novos serviços às suas bases de clientes. Queremos continuar fortalecendo os pequenos e médios provedores, para que possam ter mais competitividade de mercado e esse é o nosso foco, auxiliar as empresas regionais a crescerem”, reforça Rodrigues.

 

Os dados que foram divulgados pela ANATEL sobre acessos e a densidade de acessos (número de acessos por cada 100 domicílios) no setor de TV por assinatura reforçam a grande possibilidade de adicionar a oferta deste serviço pelos menores ISPs. A região Nordeste foi a única das 5 regiões brasileiras que obteve números positivos no mês de junho quando comparado a maio deste ano e junho de 2020. No comparativo mensal, os acessos e a densidade foram 0,4% maiores, enquanto no comparativo anual foram 2,5% e 1,9% maiores, respectivamente.

 

De acordo com novos números divulgados pela ANATEL, referentes ao mês de julho, os números são ainda maiores. Quando comparado ao mês anterior, junho no caso, o aumento em acessos e densidade da região Nordeste foi de 59,9%. Na comparação anual, o mês de julho de 2021 foi 61% maior em densidade e acessos do que o mesmo mês de 2020. O Nordeste se mostra, mais uma vez, uma região com números interessantes no setor de TV por assinatura.