A estratégia, inédita no setor, integra fidelização e gamificação para transformar a jornada do cliente em uma experiência que gera benefícios de forma imersiva
A Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores empresas de shopping centers do Brasil, dá mais um passo em sua jornada de inovação com o lançamento do aMais, um programa de gamificação criado para aprofundar o relacionamento com os clientes e impulsionar os negócios dos lojistas. Em Fortaleza, o lançamento reuniu lojistas dos quatro empreendimentos da companhia na capital cearense: North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping.
Mudanças no comportamento do consumidor, novas tecnologias e demandas por experiências personalizadas exigem um novo olhar sobre o relacionamento com o cliente. Diante dessa realidade, a Ancar Ivanhoe lança o aMais. A iniciativa associa fidelização à gamificação, o que a torna um programa de benefícios inédito no setor de shopping centers, e que transforma a jornada do consumidor em uma experiência imersiva e divertida.
O programa faz parte de uma série de investimentos em inovação que a Ancar tem realizado nos últimos anos, abrangendo também o desenvolvimento de produtos digitais e a criação de espaços ao ar livre destinados a aprimorar a experiência de lazer e gastronomia nos shoppings da rede.
No aMais, a cada desafio concluído, os clientes acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios instantâneos, experiências e descontos exclusivos. O programa também valoriza ações que vão além do consumo, como participar de eventos, utilizar serviços, interagir com campanhas e até adotar práticas sustentáveis, como reciclar resíduos no shopping.
“O aMais representa um salto estratégico no nosso relacionamento com o consumidor. É um programa vivo, dinâmico, que reconhece e recompensa comportamentos que fazem sentido para os nossos valores como: participação, lealdade, experiência e sustentabilidade. Mais do que compras, premiamos o engajamento com o nosso ecossistema”, afirma Cecília Ligiéro, diretora de Marketing e Inovação da Ancar Ivanhoe.
O formato de cartelas mensais com desafios e missões cria um ambiente envolvente e personalizado, inspirado em mecânicas de jogos digitais. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2024, 73,9% dos brasileiros afirmam jogar jogos eletrônicos regularmente e 70,1% dizem que coletar pontos, medalhas e prêmios é uma das atividades mais prazerosas dentro dos jogos. Além disso, 92% dos usuários afirmam que a gamificação tem impacto positivo em suas experiências.
“Estamos criando um ecossistema que conecta dados, comportamento e emoção. A cada desafio cumprido, temos a chance de entender melhor nosso público e, ao mesmo tempo, proporcionar momentos únicos e recompensadores. A jornada do consumidor se transforma em uma experiência de valor mútuo”, complementa Cecília.
Entre os desafios propostos pelo aMais, estão ações como:
• Participar de eventos culturais e infantis
• Levar materiais recicláveis
• Utilizar serviços do shopping
• Registrar notas fiscais
• Visitar lojas parceiras
Todos os pontos podem ser trocados por brindes, experiências exclusivas e descontos em lojas participantes, gerando mais fluxo qualificado e fortalecendo o relacionamento entre consumidor e varejo.
“O varejo vive uma era em que o protagonismo do consumidor exige mais do que conveniência: exige propósito, diversão e conexão. O aMais traduz tudo isso em uma estratégia de longo prazo para fidelizar e surpreender nossos clientes, ao mesmo tempo, em que posiciona a Ancar como referência em inovação e transformação no setor”, conclui.