O primeiro ciclo de inovação aberta, em parceria com a Liga Ventures, vai solucionar desafios reais com os shoppings através de soluções tecnológicas desenvolvidas por startups
A Ancar Ivanhoe, acaba de lançar o Acelera Ancar, sua frente estruturada e contínua de inovação aberta que irá conectar startups e parceiros aos principais desafios e estratégias dos seus shoppings. A iniciativa busca trazer agilidade, eficiência e inovação para o negócio ao mesmo tempo, em que fortalece seu papel ativo no ecossistema de inovação e transformação que exerce no setor.
O Acelera Ancar está sendo desenhado em parceria com a Liga Ventures, consultech que oferece consultoria de inovação e transformação baseada em tecnologia para acelerar resultados, preparar as empresas para o futuro e conectá-las ao ecossistema, e que já soma uma base de mais de 62,7 mil startups mapeadas e mais de 600 projetos realizados.
A Liga Ventures será o parceiro que selecionará as startups participantes no primeiro ciclo do Acelera Ancar, abrindo esse canal formal para soluções externas que possam atuar em frentes estratégicas, como eficiência operacional, experiência do cliente, novos produtos, serviços e modelos de negócio inovadores. Ao identificar e priorizar os desafios das unidades da rede, o programa promove rodadas de pitchs, modelagem, testes de pilotos e seleção de startups com maior potencial para gerar impacto direto nos indicadores dos shoppings.
“Atuamos com foco em resultado. O Acelera Ancar é uma forma de integrar o ecossistema de inovação à estratégia e operação dos nossos empreendimentos, resolvendo problemas concretos com mais agilidade, novas tecnologias e abrindo caminho para parcerias estratégicas que gerem valor para toda a cadeia, de lojistas a consumidores”, explica Cecília Ligiéro, diretora de Marketing e Inovação da Ancar.
O programa já passou pela fase de mapeamento de desafios junto às áreas de marketing, operações, comercial, financeiro e corporativo. Agora, lança-os para startups se inscreverem ou serem contatadas e apresentarem suas soluções para superintendentes dos shoppings. A expectativa é que os projetos-piloto tragam resultados mensuráveis com possibilidade de escalabilidade para outras unidades da rede.
Mais do que implementar soluções pontuais, o Acelera Ancar visa consolidar uma cultura de inovação colaborativa.
“Queremos transformar nossos shoppings em verdadeiros hubs de interação, inovação e impacto social. Nosso propósito é gerar benefícios tangíveis para o negócio e, ao mesmo tempo, promover avanços para o ecossistema como um todo”, reforça Cecília.
Com um cronograma que prevê etapas contínuas ao longo do ano, a jornada de inovação seguirá documentada, com aprendizados compartilhados entre os shoppings e visibilidade institucional por meio dos canais da companhia. Já as startups selecionadas terão acesso à rede de mentores da Ancar Ivanhoe, que é composta por experts e especialistas de mercado, e contato com os executivos, podendo participar de mentorias exclusivas com os tomadores de decisão da empresa. Os empreendedores também poderão usufruir de networking intenso com profissionais da área, trocar experiências, acessar estratégias de crescimento, geração de negócios e exposição para o mercado.
“Iniciativas como o Acelera Ancar oferecem uma excelente oportunidade para que startups exponham suas ideias e realizem trocas enriquecedoras com diversos agentes importantes do ecossistema. É uma grande satisfação conduzir esse programa em parceria com a Ancar Ivanhoe, e temos certeza de que iremos encontrar propostas disruptivas que solucionem os desafios propostos e ajudem a impulsionar a agenda de inovação aberta no país”, afirma Rogério Tamassia, co-fundador da Liga Ventures.
As inscrições para o primeiro ciclo de startups interessadas em participar podem ser feitas pelo link a partir do dia 05 de setembro até o final do mês . A primeira rodada de apresentação de resultados para os desafios propostos deve acontecer no início de 2026.