O evento reuniu cerca de 400 convidados em Fortaleza e foi realizado em mais oito cidades brasileiras de forma simultânea
Em mais um ano, a Ancar Ivanhoe, maior empresa de shopping centers de capital privado do país, reuniu lojistas e parceiros com o objetivo de apresentar o que há de mais novo no varejo mundial. Em Fortaleza, o evento aconteceu no teatro do Via Sul Shopping, e apresentou as tendências vivenciadas na NRF: Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, realizado em Nova Iorque nos dias 15 a 17 de janeiro último.
Promovida em parceria com a FFX Group, a Pós-NRF Ancar contou com a presença dos palestrantes Gustavo Schifino, Diretor de novos negócios na Linx/Stone Software, Tiago Mello, CPO e CMO na Linx/Stone Software, além de Mariana Carvalho, sócia e membro do conselho da Ancar Ivanhoe.
Foram debatidos temas como transformação digital, tendências de comportamento de novas gerações e senso da importância das comunidades. O grupo apresentou 9 ‘take aways’ que representou tudo o que a NRF expôs na sua última edição. Segundo os palestrantes, muitos assuntos relevantes foram tratados durante os três dias de evento, porém o destaque foi para temas ligados à inteligência artificial, internet das coisas e experiência do cliente.
O Nosso Meio reuniu os principais temas apresentados no evento:
Mais sobre pessoas, menos sobre tecnologia
Num cenário econômico mais complexo, a tecnologia é vista como a principal aliada na construção das relações entre empresas e consumidores. A mudança nos hábitos de consumo é grande e dados mostram que o número de idas às compras aumentou, assim como a quantidade de dias da semana em que as pessoas vão ao mercado. Desta maneira, o mesmo cliente que vai presencialmente à loja também é o que realiza o pedido via aplicativo. Fica claro aqui que não é sobre o perfil de cliente, mas sim sobre o momento de consumo, sendo assim é importante que as lojas reúnam em seus negócios vários canais.
Mídia e varejo
Os investimentos em marketing não devem acontecer somente no digital, as lojas físicas se mostram um excelente ponto de divulgação. Por meio do contato presencial, é possível oferecer experiências únicas para os clientes, com campanhas e ações de marketing personalizadas para os pontos de venda. Já as redes sociais e os canais digitais tem um grande potencial de aproximar os consumidores das marcas. Unir essas duas estratégias é a melhor opção sempre.
Dados
A coleta de dados, com o objetivo de oferecer uma experiência de compra personalizada e mais assertiva, foi um tema citado repetidamente. A análise de dados é cada vez mais um componente essencial à execução. Quando o foco no consumidor se torna objetivo de um negócio, é necessário entender seus clientes e antecipar suas expectativas e demandas.
Loja física
Apesar da importância da integração entre espaços físicos e digitais, as lojas físicas se provam grandes atrativos aos consumidores. Muitas vezes, são a porta de entrada para que clientes conheçam uma marca e comprem nos outros canais. O novo perfil de consumo exige experiências cada vez mais personalizadas, fazendo que o varejista volte a sua atenção para investimentos na loja física, facilitação de jornada de compra, telas interativas, atendimento low-touch e personalização de produtos.
O poder da Gen Z
Pensando nos consumidores, principalmente os da geração Z, que impõem novos hábitos de consumo e que serão 30% da força de trabalho global até 2030, falar de sustentabilidade na maior feira de varejo era algo previsível.
Geração de valor
Para Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe, realizar uma Pós-NRF exclusiva para os lojistas é uma forma de não só gerar diferenciação de mercado, mas também de gerar valor para todo o ecossistema.
“Há 16 anos nos inspiramos na maior feira de varejo do mundo para seguirmos transformando o nosso negócio. Fomos pioneiros ao acreditar no potencial dos shoppings centers no Brasil na década de 70 e seguimos com esta energia, sempre pensando em possibilidades de construir o futuro. Por isso, para nós é fundamental que todos os envolvidos em nossa cadeia de valor estejam conectados e evoluam juntos, transformando e criando experiências únicas em nosso mercado”, conclui.
A Ancar Ivanhoe possui 50 anos de experiência como proprietária e gestora de empreendimentos comerciais. A empresa conta com participação em 26 shoppings no país. No Ceará, fazem parte do portfólio da rede North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping.