Evento organizado pelo Nosso Meio ocorreu na noite de ontem (27) e reuniu mais de 100 profissionais do mercado cearense para momento de celebração e conhecimento
Na noite de ontem (27), o Nosso Meio realizou mais uma edição do Jantar do Profissional do Marketing, em comemoração ao trabalho daqueles que contribuem ativamente com a publicidade e o mercado regionais. O evento reuniu mais de 100 profissionais do mercado cearense e contou com a participação do escritor, palestrante e especialista em design sustentável, André Carvalhal, que apresentou um painel abordando temas como tendências de consumo, inteligência artificial e saúde mental.
André introduziu sua palestra abordando as previsões para o presente, já que é nele onde estão as oportunidades de inovação e diálogo com as pessoas. Segundo o profissional, essas oportunidades são perdidas com preocupações e tendências para o futuro, que já foram debatidas no passado e ainda continuam a ser discutidas no presente. Para André, o conceito de futuro é uma ilusão e as tendências não são capazes de incluir todas as pessoas, graças a individualidade de cada ser humano.
“Não existe o todo mundo na hora do consumo, porque cada consumidor é diferente. Cada um tem sua realidade e sua necessidade, o que independe do que o algoritmo das redes sociais entende e fornece”, enfatizou.

Ao adentrar no assunto da saúde mental, André Carvalhal revelou sua preocupação com a banalização de transtornos e síndromes psicossociais como depressão, ansiedade e burnout, e com o incentivo a um tipo de produtividade tóxica que não engloba a necessidade de momentos de descanso e relaxamento. O palestrante abordou também os perigos da elitização do descanso, que transforma necessidades básicas como autocuidado, sono e tempo de qualidade com a família em artigos de luxo.
“Isso é muito doido e isso é muito perigoso, porque a gente começa a colocar em um lugar de poder, num lugar de dinheiro, uma coisa que é uma necessidade básica de todo indivíduo. Todo mundo tem direito a uma vida equilibrada, uma vida saudável, uma vida calma, enfim, uma vida. Isso é um cuidado que a gente precisa ter pra não reproduzir esses discursos ou algo que a gente não entenda o que estar por trás”, apontou.
André também explorou, em sua palestra, o tema da Inteligência Artificial, a qual considera como a maior revolução humana dos últimos tempos. Entre os assuntos relacionados ao tema, o especialista acredita que a Inteligência Artificial não substituirá o trabalho dos seres humanos, mas há a probabilidade de profissionais que não dominem a inteligência artificial percam espaço no mercado de trabalho para profissionais que já implementam as ferramentas de IA no cotidiano.

André Carvalhal encerrou sua palestra abordando sobre como a autenticidade está na moda, apontando um comportamento atual da nova geração de preferir conteúdos mais densos e formar comunidades que discutem um assunto de interesse coletivo ou estejam engajadas em um propósito. O especialista também apontou a volta do offline para as dinâmicas sociais contemporâneas.
“Todos os movimentos da humanidade são cíclicos. Então, assim como ocorre com os partidos e as tendências, há sempre uma balança em que uma coisa faz oposição à outra. Hoje, está todo mundo com o celular na mão, com tecnologias que estão muito presentes na nossa vida e que mantêm a gente conectado a ele. Quando a gente ver esse mundo saturado dessas tecnologias, a gente também percebe que há um movimento contrário, onde as pessoas estão se desprendendo e retornando ao offline”, finalizou.

“Estamos muito felizes com a participação dos profissionais do mercado neste evento que foi pensado para eles. Nós agradecemos pela presença de todos nesse momento de celebração e também de conhecimento para melhorar todo dia o meio em que estamos inseridos. Nosso mercado regional é a soma de muitas pessoas e a gente avança mais longe quando todo mundo consegue caminhar juntos”, afirmou a diretora-executiva do Nosso Meio, Tamires Soares Brito.
O Jantar Profissional de Marketing é uma iniciativa do Nosso Meio e conta com o patrocínio da Eletromidia, EBM Quintto, Mulato Comunicação, Samsung Ads, 55 Mídia, Cajuína São Geraldo, Sobral Gráfica, Sobremidia, Sua Música, Tá em Todas, Terravista 360, Trend Nordeste, Urbmidia, Unifor e UOL. O intuito é homenagear o Dia do Profissional de Marketing, celebrado no dia 8 de maio.
Clique aqui e confira as imagens do evento.

