Em sua palestra, André explica 4 dimensões-chave essenciais para a sociedade na construção de um futuro melhor.
André inicia sua palestra se apresentando e adentrando o tema: “O futuro chegou”, com uma reflexão sobre a ideia de futuro, que tudo não passa de invenção e sonhos de nosso subconsciente.
“O futuro é uma invenção de nossa cabeça, na verdade, o hoje que estamos vivendo aqui é o futuro do nosso passado e o nosso futuro será o presente do nosso passado” explica André.
Com o recorte de seus dois livros “Como Salvar o Mundo” e “Como Libertar o Presente” André entrelaça diversas áreas onde faz a intercessão do universo da comunicação e marketing.
André comenta sobre como mundo que conhecíamos já não existe mais, e mesmo assim com a evolução das tecnologias não mudamos os nossos comportamentos frente a construção de um futuro melhor.
“Eu gosto muito da correlação com o telefone, antigamente os telefones eram caros e inacessíveis, e é muito louco imaginar, contratar alguém para trabalhar 8h por dia, sendo que agora com os smartphones do momento em que acordamos estamos trabalhando no aparelho, que nos auxiliam em nossos trabalhos, com fotos, vídeo, e ferramentas” explica André.
André demonstra que atualmente existimos em um ambiente que possui muitos estímulos, onde profissionais multicarreiras vivenciam o bombardeamento de diversas referências, um universo cheio de telas e estímulos, onde as pessoas se identificam com essa nova visão.
Um lado bom dessa expansão de informações e bombardeio de influências e vertentes, para André é o surgimento de novas histórias, onde hoje podem ser notadas através das redes sociais, nas influências de muitas histórias, e refletidas também em empresas e nas mídias.
“O surgimento dessas visões e influências, e a evolução das tecnologias fez surgir um movimento onde as pessoas se tornaram autores de suas próprias histórias, e se tornaram formadores de opinião, assim assuntos nunca mencionados, como o racismo e o sexismo vieram a tona, modificando a forma da sociedade lidar com esses assuntos” continua André.
No âmbito empresarial, André explica que foi por vontade própria que se envolveu em empresas como a Coca-Cola, Ambeve e Unilever, como forma de entender como essa visão pode ser utilizada internamente no mercado.
“Hoje se fala muito em ESG e empresas como as que trabalhei são as principais que impactam o meio ambiente, foi de desejo meu trabalhar dentro dessas empresas, como forma de entender essa visão da criação da ideia de marcas, e a aprender como mudar essa visão para melhor, tanto para as pessoas como para o mercado” explica André.
André explica que nosso proposito se dá mais cada vez mais urgente, para colocar em prática uma mudança real de como mudar essa visão perante a sociedade e ao mercado. Em seu trabalho, André resumiu em 4 dimensões-chave para decodificar a experiência e o nosso papel na sociedade:
Identidade – Capital Pessoal
Com a relação entre a formação da identidade antigamente, nossa formação se dava, baseada na influência da exploração e do trabalho e hoje precisamos, fomentar nossa identidade baseando-se na autoconsciência, com preservação, tanto de nós como seres, como do nosso meio ambiente onde vivemos.
Cultura – Capital Cultura
A construção da nossa cultura como ser humano, antigamente era muito baseada no espetáculo coletivo e para o futuro devemos entender a nossa culturalidade como uma intimidade interna expandida, trabalhando versões culturais nunca experimentadas, nos permitindo ser, quem realmente somos.
Influencia – Capital Social
As nossas influências no passado, eram muito fomentadas na realidade, no fanatismo aos líderes antigos, e para o futuro devemos idealizar modelos de utopias possíveis, onde todos possamos construir nosso futuro, seguro, sustentável e acessível a toda a sociedade.
Sensação – Capital Simbólico
Antigamente era inerente a nós um estímulo externo para construirmos nossa ideia de sensação, e fomentarmos essa ideia como seres humanos. Para o futuro devemos entender que a transcendência sensorial auxiliará a nos desprender de velhos estímulos que não nos caberão mais num futuro proximo.
André encerra sua palestra deixando o questionamento ao público de como podemos construir de maneira melhor e mais eficaz num futuro onde possamos conviver de maneira harmônica em uma sociedade utópica, sustentável e acessível a todos.