Evento promovido pelo Nosso Meio reúne lideranças empresariais do Distrito Federal
No início da tarde desta quinta-feira (23), o Nosso Meio recebeu lideranças empresariais do Distrito Federal no B. Hotel, para o lançamento da 3ª edição do Impresso Nosso Meio Brasília. Com o tema “O Valor do Intangível”, a nova edição propõe discussões sobre o cenário atual do mercado, onde propósito, reputação e cultura pesam mais que ativos físicos.
Contando com a participação de 30 profissionais, a nova edição do impresso traz nomes como Jonas Marques, CEO da Pague Menos; Vitor Barros, CEO da Propeg; Renato Salles, sócio-controlador e líder da área pública da FSB Holding; Wellington Moraes, Secretário de Comunicação do Distrito Federal; Evineide Dias, Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste; Paula Sayão, Diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
Com o intuito de promover reflexões através de insights de profissionais reconhecidos pelo mercado, o evento de lançamento também contou com palestras de André Curvello, diretor de comunicação da CNI, e de Renato Camargo, vice-presidente de clientes das Farmácias Pague Menos. Os executivos apresentaram cases e metodologias aplicadas em suas respectivas empresas que dialogam diretamente com o tema discutido na 3ª edição do Impresso Nosso Meio Brasília.
André Curvello foi o primeiro a se apresentar, introduzindo o intangível como “aquilo que está em nossas vidas, mas não conseguimos enxergar”. O executivo usou como exemplo o chamado Custo Brasil, que se refere ao conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem a produção e o ambiente de negócios no país. Esse custo vale cerca de R$1,7 trilhão por ano ao setor da indústria brasileira.
Com o objetivo de mostrar o impacto desse custo, a CNI realizou uma pesquisa para mostrar as consequências dele no bolso dos brasileiros. Segundo André Curvello, “todo mundo sente o Custo Brasil, mas tem gente que não vê. E o que ninguém vê, ninguém cobra. Nosso desafio é esse: mostrar o Custo Brasil para as pessoas!”. Para além da pesquisa, a CNI também realizou uma campanha com linguagem pop, democrática, de fácil adaptação e com conceito multiplataforma para torná-la acessível não apenas para os executivos da indústria, mas também para o cidadão comum (clique aqui para mais detalhes).
Encerrada a apresentação de André Curvello, Renato Camargo subiu ao púlpito, para falar sobre as estratégias que fortaleceram e seguem fortalecendo os valores intangíveis da Pague Menos. O vice-presidente de clientes da rede de farmácias, iniciou apresentando um pouco de histórico da marca e o cenário atual onde ela está inserida. Atualmente, a Pague Menos é a 2ª maior rede de farmácias do Brasil, com 1700 lojas espalhadas em 389 cidades, 27 mil colaboradores e liderança nas regiões Norte e Nordeste.
Renato Camargo apontou o papel da Pague Menos no pós-pandemia, tornando-se um Hub de Saúde focado na classe média expandida – que abarca as classes B e C -, onde 70% de sua população não possui plano de saúde. Segundo o executivo, o objetivo é “retomar os protagonismos das farmácias como uma rede de atenção primária, como era no passado, por meio de serviços como exames rápidos, acolhimentos e telemedicina”. Renato também destacou a mudança de perfil dos clientes, que aderiu a omnicanalidade e impulsionou o crescimento do e-commerce por meio dos canais digitais.
Renato Camargo finalizou sua palestra, explicando sobre a estratégia inovadora da Pague Menos para expandir sua visibilidade e fidelizar clientes. Entre as ações, o executivo destacou a participação da rede de farmácias em reality shows como o Big Brother Brasil e em festivais como o The Town; nomeação de embaixadores de marca que criem identificação com o público, como Juliette e sua mãe Dona Fátima; investimento em eventos esportivos; e criação de conteúdo com linguagem simples e acessível por meio da Plataforma Sempre Bem e presença ativa nas redes sociais.

“Quanto mais notoriedade de marca eu tiver e mais penetração existir nas redes sociais, menos eu pago em custos de aquisição de clientes, porque a busca fica mais orgânica. Por isso, investir em conteúdo, no varejo, é muito forte, porque antes do produto, o cliente consome o teu conteúdo”, ressaltou Renato.
Ao fim da palestra, o diretor do Nosso Meio, Fernando Hélio Brito agradeceu a presença dos participantes: “Os eventos do Nosso Meio tem pilares principais: reencontrar boas pessoas, conhecer gente nova, fazer relacionamentos, e também fornecer conteúdo de qualidade. Por isso, nós tivemos a presença do André e do Renato, e eu agradeço a eles por compartilharem seus conhecimentos e contribuírem com o nosso mercado. Agradecemos também a cada um de vocês pelo seu tempo e por estarem aqui conosco”.
“Ficamos muito felizes com a presença desses profissionais aqui no nosso almoço executivo, discutindo esse tema tão importante para o presente, como também para o futuro das empresas que compõem nosso mercado. Nessa nova edição do Impresso Brasília queremos mostrar que as empresas que sobreviverão são aqueles que investem na geração de valor no intangível. E eu acredito que com essas palestras e a visão dos 30 profissionais presentes na revista, nós plantaremos várias sementes que darão bons frutos num futuro próximo”, finaliza Tamires Soares Brito, diretora-executiva do Nosso Meio.
Presente no evento, o CEO da FKD Influencers, Francisco Dal Molin, destacou como o marketing de influência tem se consolidado como um importante impulsionador de aspectos intangíveis das marcas.

“O marketing de influência está deixando de ser visto apenas como uma ferramenta de visibilidade e começa a ser incorporado às estratégias de trade e de posicionamento das marcas. O mercado está reconhecendo o valor de aspectos intangíveis, como a credibilidade, a comunidade e a capacidade de gerar conexão real com o consumidor. A influência, hoje, não é um canal à parte, mas uma alavanca estratégica que impacta diretamente os resultados”, comenta.
O lançamento da 3ª edição do Impresso Nosso Meio Brasília conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal, Eletromidia, FKD Influencers, Guanabara, HYPR, PremiumAds, Record, Somapay Digital Bank e UOL.

