Destaque

André Curvello e Renato Camargo mostram o valor do intangível pela perspectiva da indústria e do varejo

Por Lucas Abreu

23/10/2025 19h26

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Evento promovido pelo Nosso Meio reúne lideranças empresariais do Distrito Federal

No início da tarde desta quinta-feira (23), o Nosso Meio recebeu lideranças empresariais do Distrito Federal no B. Hotel, para o lançamento da 3ª edição do Impresso Nosso Meio Brasília. Com o tema “O Valor do Intangível”, a nova edição propõe discussões sobre o cenário atual do mercado, onde propósito, reputação e cultura pesam mais que ativos físicos.

Contando com a participação de 30 profissionais, a nova edição do impresso traz nomes como Jonas Marques, CEO da Pague Menos; Vitor Barros, CEO da Propeg; Renato Salles, sócio-controlador e líder da área pública da FSB Holding; Wellington Moraes, Secretário de Comunicação do Distrito Federal; Evineide Dias, Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste; Paula Sayão, Diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.

Com o intuito de promover reflexões através de insights de profissionais reconhecidos pelo mercado, o evento de lançamento também contou com palestras de André Curvello, diretor de comunicação da CNI, e de Renato Camargo, vice-presidente de clientes das Farmácias Pague Menos. Os executivos apresentaram cases e metodologias aplicadas em suas respectivas empresas que dialogam diretamente com o tema discutido na 3ª edição do Impresso Nosso Meio Brasília.

André Curvello foi o primeiro a se apresentar, introduzindo o intangível como “aquilo que está em nossas vidas, mas não conseguimos enxergar”. O executivo usou como exemplo o chamado Custo Brasil, que se refere ao conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem a produção e o ambiente de negócios no país. Esse custo vale cerca de R$1,7 trilhão por ano ao setor da indústria brasileira.

Com o objetivo de mostrar o impacto desse custo, a CNI realizou uma pesquisa para mostrar as consequências dele no bolso dos brasileiros. Segundo André Curvello, “todo mundo sente o Custo Brasil, mas tem gente que não vê. E o que ninguém vê, ninguém cobra. Nosso desafio é esse: mostrar o Custo Brasil para as pessoas!”. Para além da pesquisa, a CNI também realizou uma campanha com linguagem pop, democrática, de fácil adaptação e com conceito multiplataforma para torná-la acessível não apenas para os executivos da indústria, mas também para o cidadão comum (clique aqui para mais detalhes).

Encerrada a apresentação de André Curvello, Renato Camargo subiu ao púlpito, para falar sobre as estratégias que fortaleceram e seguem fortalecendo os valores intangíveis da Pague Menos. O vice-presidente de clientes da rede de farmácias, iniciou apresentando um pouco de histórico da marca e o cenário atual onde ela está inserida. Atualmente, a Pague Menos é a 2ª maior rede de farmácias do Brasil, com 1700 lojas espalhadas em 389 cidades, 27 mil colaboradores e liderança nas regiões Norte e Nordeste.

Renato Camargo apontou o papel da Pague Menos no pós-pandemia, tornando-se um Hub de Saúde focado na classe média expandida – que abarca as classes B e C -, onde 70% de sua população não possui plano de saúde. Segundo o executivo, o objetivo é “retomar os protagonismos das farmácias como uma rede de atenção primária, como era no passado, por meio de serviços como exames rápidos, acolhimentos e telemedicina”. Renato também destacou a mudança de perfil dos clientes, que aderiu a omnicanalidade e impulsionou o crescimento do e-commerce por meio dos canais digitais.

Renato Camargo finalizou sua palestra, explicando sobre a estratégia inovadora da Pague Menos para expandir sua visibilidade e fidelizar clientes. Entre as ações, o executivo destacou a participação da rede de farmácias em reality shows como o Big Brother Brasil e em festivais como o The Town; nomeação de embaixadores de marca que criem identificação com o público, como Juliette e sua mãe Dona Fátima; investimento em eventos esportivos; e criação de conteúdo com linguagem simples e acessível por meio da Plataforma Sempre Bem e presença ativa nas redes sociais.

Renato Camargo, vice-presidente de clientes das Farmácias Pague Menos

“Quanto mais notoriedade de marca eu tiver e mais penetração existir nas redes sociais, menos eu pago em custos de aquisição de clientes, porque a busca fica mais orgânica. Por isso, investir em conteúdo, no varejo, é muito forte, porque antes do produto, o cliente consome o teu conteúdo”, ressaltou Renato.

Ao fim da palestra, o diretor do Nosso Meio, Fernando Hélio Brito agradeceu a presença dos participantes: “Os eventos do Nosso Meio tem pilares principais: reencontrar boas pessoas, conhecer gente nova, fazer relacionamentos, e também fornecer conteúdo de qualidade. Por isso, nós tivemos a presença do André e do Renato, e eu agradeço a eles por compartilharem seus conhecimentos e contribuírem com o nosso mercado. Agradecemos também a cada um de vocês pelo seu tempo e por estarem aqui conosco”.

“Ficamos muito felizes com a presença desses profissionais aqui no nosso almoço executivo, discutindo esse tema tão importante para o presente, como também para o futuro das empresas que compõem nosso mercado. Nessa nova edição do Impresso Brasília queremos mostrar que as empresas que sobreviverão são aqueles que investem na geração de valor no intangível. E eu acredito que com essas palestras e a visão dos 30 profissionais presentes na revista, nós plantaremos várias sementes que darão bons frutos num futuro próximo”, finaliza Tamires Soares Brito, diretora-executiva do Nosso Meio.

Presente no evento, o CEO da FKD Influencers, Francisco Dal Molin, destacou como o marketing de influência tem se consolidado como um importante impulsionador de aspectos intangíveis das marcas.

Francisco Dal Molin, CEO da FKD Influencers

“O marketing de influência está deixando de ser visto apenas como uma ferramenta de visibilidade e começa a ser incorporado às estratégias de trade e de posicionamento das marcas. O mercado está reconhecendo o valor de aspectos intangíveis, como a credibilidade, a comunidade e a capacidade de gerar conexão real com o consumidor. A influência, hoje, não é um canal à parte, mas uma alavanca estratégica que impacta diretamente os resultados”, comenta.

O lançamento da 3ª edição do Impresso Nosso Meio Brasília conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal, Eletromidia, FKD Influencers, Guanabara, HYPR, PremiumAds, Record, Somapay Digital Bank e UOL.