NM2B

Andréa Nogueira fala sobre humanização na comunicação das estratégias de gestão no palco do NM2B 2023

Por Redação

23/08/2023 18h11

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O case de sucesso do modelo de negócios da M.Dias Branco é apresentado para os participantes do encontro de alta gestão

Sonhar, realizar e crescer, são três palavras que fazem parte da receita do sucesso da gestão de pessoas da M.Dias Branco. Andréa Nogueira, Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade, compartilhou no NM2B 2023 os cases de sucesso e aprendizados que edificaram os seus 17 anos de jornada dentro da empresa. 

A palestrante iniciou sua fala contando sobre os pilares da empresa e como a marca está em constante crescimento ao longo dos anos, tanto em números quanto em projetos. O hub de marcas que a empresa abraça todo o território brasileiro. 

Andréa destaca a missão, visão e valores da empresa, e como isso precisa ser presente dentro da rotina dos colaboradores, onde o que se destaca na parede é observado no comportamento de quem vive a marca. 

“A gente precisa saber qual a nossa missão na empresa. Essa declaração que a gente tem é fundamental para sabermos qual a nossa missão, de forma genuína e que gere identificação entre os colaboradores”, ressalta. 

NM2B 2023 - Dia 1

“Tem meta e indicador de excelência? sim! Mas não podemos passar por cima dos nossos valores”, complementa

Traduzir esses valores por meio de canais de comunicação próximos às pessoas é um ponto importante destacado pela executiva, que ressalta a relevância de sempre lembrar o que move a marca. 

“A essência da estratégia precisa ser comunicada da forma mais amigável possível”, diz

Para exemplificar o movimento de comunicação entre colaboradores, Andréa traz uma casinha que desenha o papel de cada setor dentro dos objetivos da empresa. A executiva destaca que todos precisam ter ciência qual o foco, o caminho e os meios que a marca busca trilhar e diz que quem precisa aplicar estratégias, precisa primeiro entender ela. 

“Mostra tua casinha, diz pra todo mundo qual tua estratégia, mostra onde você quer chegar”, destaca.

Ao longo da trajetória de 70 anos da M.Dias Branco, houveram muitas aquisições de marcas de diversos países, Andréa fala que esse momento é importante para o exercício dos valores da empresa, já que o processo de aquisição contêm a mistura de culturas organizacionais entre marcas.

Sobre a receita de sucesso, a executiva pontua os processos que levam o modelo de gestão da M.Dias ao seu funcionamento com êxito. Os indicadores estratégicos são o que guia e a participação nos resultados é o que move. 

“Sempre temos uma grande preocupação de curto e longo prazo, farol baixo e farol alto. Existem algumas iniciativas que precisam ser pensadas para o futuro, se sempre trabalharmos a curto prazo vamos atrofiar. Então precisamos calibrar aquilo que semeado e cultivado hoje, vai fazer efeito nos próximos anos”, destaca. 

A importância de avaliar e acompanhar o desempenho das pessoas a partir dos resultados de indicadores corporativos é citado por Andréa. Para não atrofiar as áreas ou individualizar os processos entre os profissionais, é fundamental que o corporativo ilumine os resultados de cada profissional diante do resultado final. 

“Adotar os rituais de gestão e acompanhamento são fundamentais para criar culturas”, destaca. 

Para conectar as pessoas com cada área dentro da empresa, Andréa pontua que cada profissional tem o seu impacto e precisa ser olhada com atenção em suas funções, logo que ela pode despertar outros talentos para áreas que não são de sua origem. Além disso, para avaliar os profissionais ela destaca que é indispensável fazer o “match” entre os valores da pessoa com a empresa. A linguagem humanizada  é o que intermedia esse contato.

“Nós avaliamos a sintonia do nosso colaborador com a nossa cultura. A gestão de desempenho está super atrelada às estratégias”, finaliza.

Sobre a palestrante:

Andréa Nogueira atua há mais de 15 anos como Diretora Executiva da M. Dias Branco S.A, empresa de capital aberto que ocupa a liderança nacional nos mercados de biscoitos e massas. 

Desde o ano passado, ocupa também a função de Conselheira de Administração da Companhia, além de integrar dois comitês de assessoramento ao Conselho de Administração: Comitê ESG e Comitê de Gente e Gestão. 

Com graduação e mestrado em Administração de Empresas, tem formação complementar em liderança, governança, inovação e gestão em instituições como Amana Key, Fundação Dom Cabral, IBGC e HSM.

NM2B2023:

Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.