O novo conceito foi desenvolvido em parceria com a Wunderman Thompson
A Anhanguera, instituição de ensino superior do Brasil, em parceria com a agência Wunderman Thompson, lança a campanha “Vem Por Aqui” com o propósito de orientar a jornada de educação e impulsionar as pessoas a derem o próximo passo, entendendo as necessidades de acordo com o momento de vida de cada um.
Segundo os dados do Censo da Educação Superior 2022, menos de 25% dos jovens de 18 a 24 anos acessam o ensino superior no país: são 75,7% pessoas da faixa etária que não ultrapassaram a educação básica, sendo que 43,4% conseguiram concluir o ensino médio. Os dados do Censo também mostraram que dos 22,5 milhões de jovens de 18 a 24 anos no país 21,2% largaram o ensino médio, 9,9% ainda frequentam o ensino médio e 1,2% ainda frequentam o ensino fundamental.
Diante desse cenário, a Anhanguera anuncia seu reposicionamento, comprometendo-se a enfrentar os desafios de acesso à educação e a acompanhar de perto a jornada acadêmica dos alunos. A instituição oferece um portfólio completo que inclui cursos livres, profissionalizantes, técnicos, graduação, pós-graduação e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
“Com a visão life centric, a campanha ‘Vem Por Aqui’ destaca nosso foco principal, que é tornar a educação mais personalizada e eficiente para todos, de acordo com as necessidades individuais e rotinas de cada estudante. É fundamental reconhecer que, para muitos brasileiros, o acesso ao ensino superior é um sonho distante. É nesse contexto que a Anhanguera deseja atuar, auxiliando jovens e adultos a dar o próximo passo, em total alinhamento com a cultura estratégica da nossa empresa, onde o sucesso do aluno é o nosso sucesso,” explica Leonardo Queiroz, sócio e vice-presidente de crescimento da Cogna, detentora da Anhanguera.
A campanha foi lançada com uma estratégia de comunicação em âmbito nacional, regional e local, focada em conscientizar o público-alvo. Utilizando canais como OOH (Out of Home), rádio, mídias digitais e TV. A Anhanguera também faz parte do projeto “Abrigo Amigo”, da Eletromidia, que tem como objetivo fazer companhia a quem aguarda no ponto de ônibus, principalmente mulheres – em situações de perigo e vulnerabilidade.
“Nós voltamos para a base da marca: o triângulo, que já é um asset, agora tem uma nova função. Traz senso de direção e movimento para o “Vem por Aqui” se materializando em elementos gráficos, tanto no físico, quanto no digital. Queremos chegar num lugar visual proprietário, com o laranja em destaque, elevando o design e pensando em longevidade de marca. Mas vamos além do visual, a ideia é que o posicionamento seja um convite, uma forma de pegar na mão das pessoas e ser uma bússola para quem hoje hesita em ingressar na faculdade”, afirma Roberta Harada, Diretora Executiva de Criação da Wunderman Thompson.
Além disso, a nova campanha é dividida em duas fases. A primeira fase apresenta o novo posicionamento da Anhanguera, criando conscientização e introduzindo uma nova tagline.
Na segunda fase, são lançados 10 vídeos que representam a essência da nova estratégia de comunicação, convidando o público a refletir sobre seus talentos muitas vezes não reconhecidos e a considerar como um curso superior, profissionalizante ou de aperfeiçoamento pode desbloquear seu potencial.