Com o silêncio da embaixadora, a campanha provoca ação contra o dinheiro parado e mostra as vantagens de usar a proposta ganha-ganha do banco digital
O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, acaba de lançar sua nova campanha “Anitta Parada”, estrelada pela embaixadora da marca, Anitta. No filme, a artista fica em silêncio, em uma alusão a “deixar dinheiro parado”.
A campanha atiçou a curiosidade do público, a campanha se iniciou com uma estratégia unbranded. Tudo começou com uma live no perfil da Anitta nesta segunda-feira (25/08), onde a cantora ficou parada sem fazer absolutamente nada, intrigando os milhares de seguidores que estavam assistindo. Nesta mesma segunda, no intervalo da novela da Globo, um filme de 30″ sem aparição de marca trouxe novamente a cantora parada sem explicação. Até que, na novela seguinte da programação da Globo, um filme de 60″ revelou apenas no final com uma locução do ator Milhem Cortaz que “Chamar a Anitta para ficar parada no nosso comercial, é um desperdício. Deixar seu dinheiro em uma conta que não rende, também. Traga seu dinheiro para a conta que mais rende do Brasil, do Mercado Pago.”
“Por que as pessoas ainda deixam seu dinheiro em instituições que não oferecem benefícios, em contas em que o dinheiro rende pouco ou até mesmo nada? Convocamos a Anitta para exemplificar o desperdício de ficar com dinheiro parado: contratar a maior pop star do Brasil para deixar ela ‘sem fazer nada’, em vez de aproveitar todo o potencial da artista, é como deixar o dinheiro parado em contas que não rendem, perder por não utilizar um cartão de crédito com cashback em Meli Dólar ou ver o dinheiro render menos do que na poupança. O Mercado Pago vai na contramão do que o sistema tradicional prega. Transformamos uma relação histórica em que o cliente sai perdendo, numa relação de ganha-ganha”, comenta Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago.
De acordo com pesquisa realizada pelo banco digital, com 24 mil entrevistados de todo o país, 52% dos usuários já consideram o rendimento do CDI como mais atrativo, superando a tradicional caderneta de poupança, citada por apenas 28% dos entrevistados.
“Os dados mostram que grande parte das pessoas migrou para outras alternativas mais atrativas. Ouvimos nossos usuários e nos propusemos a oferecer a melhor proposta de valor para quem quer ganhar: temos a conta que mais rende do Brasil, desde o primeiro dia, somada a Cofrinhos com rendimento de até 120% do CDI e liquidez imediata, e um cartão de crédito com cashback em Meli Dólar na hora”, explica Pethra.
Idealizada pela GUT São Paulo, a campanha “Anitta Parada” será composta por seis filmes que abordarão os principais produtos do banco digital, como conta turbinada com rendimento de até 105% do CDI, cartão de crédito com cashback na hora em Meli Dólar e Cofrinhos com rendimento de até 120% do CDI para assinantes Meli+.
“Uma ideia que para a mulher mais ativa do Brasil para provar que dinheiro parado não faz sentido rompe os padrões de qualquer comercial de instituições do setor financeiro”, comentam Guilherme Nesti e Daniel Achucarro, diretores de Criação da GUT.
“Quando vieram com a ideia de me colocarem parada, sem fazer ou falar nada, eu não acreditei! Achei genial. Nem eu estou acostumada a me ver assim. Imagina o público. Tem ali um estranhamento que desperta a atenção das pessoas e logo faz todo mundo refletir sobre o que de fato andam fazendo com o seu dinheiro. Vai deixar parado? Ou vai deixar sem render o que poderia? Fazer parte desse novo momento do banco digital é um enorme prazer. Eu amei fazer mais essa campanha com o Mercado Pago”, comenta Anitta.
Confira:
Ficha Técnica:
AGENCY: GUT São Paulo
Brand: Mercado Pago
Product: Institucional
Campaign: Anitta Parada
Criação:
CCO: Bruno Brux
ECD: Tiago Abreu e Sofia Calvit
Creative Directors: Daniel Achucarro e Guilherme Nesti
ACD: Matheus Sanches e Gabriel Marcondes
Art Director: Junior Santos
Copywriter: André Prestes
Atendimento:
CEO: Valéria Barone
Managing Director: Alessandra Visintainer
Regional Account Director: Raphaela Guillen
Account Manager: Gabriela Giorgis e Jessica Duarte
Account Supervisor: Amanda Sávia
Communications Director: Beatriz Ribeiro
Estratégia:
Head of Strategy: Gisele Bambace
Planning Director: Carolina Biagio
Manager Strategist: Alysson Simplicio e Guilherme Dionisio
Mídia:
Chief Media Officer: Douglas Silveira
Media Director: Laura Cardeal
Media Supervisor: Ana Araujo
Media Coordinator: Italo Brito
Media Assistant: Camila Pereira
Produção:
Head of Production: Moni Siqueira
Production Director: Aline Fernandes
Production Manager: Carolina Ferreira
Aprovação do Cliente:
VP de Marketing Mercado Pago: Pethra Ferraz
Branding Director Mercado Pago: Valéria Bazzi
Head de Branding Mercado Pago: Nathalia Cavalcante Teixeira
Marketing & Growth Director Mercado Pago: Felipe Castaño
Branding Manager Mercado Pago: Bárbara Calarga Cardoso
Branding Specialist Mercado Pago: Julia Treiger
Branding Design Mercado Pago: Monica Salgado, Victoria Mezzadri, e Simon Barios Bravo Media Specialist: Camila Militão
Produtora de Filme:
Produtora: Ginga Pictures
Produção Executiva: Felipe Britto e Mel Chapaval
Produção Executiva: Lucas Valois
Assistente Executivo: Ariane Carvalho
Atendimento: Ju Bahia
Celebridade: Anitta
Assessoria MAP: Amanda Gominho, Marina Morena, Clara Dourado
Make-up: Krisna
Hair: Fellipe Parks
Styling: André Philipe, Sabrina van der Haspel, Maria Antônia, Carolina Freitas
Direção: Filipe Correia Santos
1ª Assistente de direção: Alessandra Viganó
2º Assistente de direção: Dinaya Freitas
3º Assistente de direção: Ariel Lebensztajn
Diretora de Produção: Jazmin Castillo
Coordenadora de Produção: Elaine Freitas
Assistente de Produção: Cléo Weller
Coordenador de Transportes: Bernardo Telles
Platô: Eduardo Lima
Direção de Fotografia: Lula Carvalho
Operador Câmera B: Breno Cunha
Assistente de Câmera A: Juliana Martins
Assistente de Câmera B: Guilherme Burgos
Video Assist: Hillary Finizola e Renata Carvel
Making of Video: Patrick Marinho
