Publicação ainda destaca que o setor empregou, no mesmo período, quase 15.300 profissionais
O setor das agências de comunicação, hoje integrado, no Brasil, por cerca de 1,500 empresas, faturou, em 2020, R$ 3 bilhões, ligeiramente inferior ao faturamento de 2019, que foi de R$ 3,02 bilhões. E empregou, nesse mesmo período, 15.228 profissionais, a maioria jornalistas. A informação é da edição 2021 do Anuário de Comunicação Corporativa que acaba de ser lançado e está baseada na Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que reuniu a participação de 229 agências de todo o País.
A publicação, com 172 páginas, traz também o novo Ranking das Agências de Comunicação, liderado mais uma vez pela FSB Comunicações, tendo, na segunda colocação, o Grupo In Press. Ela faz ainda um mergulho no universo ESG, que trata dos fatores ambientais, sociais e de governança, nas corporações; entra de forma profunda no universo das métricas e mensuração da reputação; e ressalta as novas tendências da comunicação corporativa no pós-pandemia.
A versão digital já está disponível no site da Mega Brasil (aqui o link) e seu acesso é livre e grátis.
Sobre o Anuário
Apoiado por Aberje e Abracom, o Anuário contou este ano com o apoio de 75 marcas e teve a participação de 229 agências na pesquisa que apura os indicadores da atividade.
A edição digital, já disponível, atingirá um público da ordem de 100 mil profissionais em todo o País, entre empresários e executivos de comunicação, jornalistas de redação, equipes das agências, professores e estudantes de comunicação, além de compradores, profissionais de propaganda e marketing e outros interessados na área.
Para os que preferirem a versão em papel, a Mega Brasil prepara a edição impressa, que poderá ser adquirida, a partir de 15 de maio, por R$ 100,00, mais o custo de remessa de R$ 20. Outras informações com Célia Radzvilaviez, pelo celiar@megabrasil.com.br.
Fonte: Abracom