Influência

Apaixone seu público: um cliente satisfeito é o seu melhor cartão de visitas

Por Redação

01/02/2022 11h00

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Pesquisa revela que 51,2% dos consumidores preferem pagar mais caro por uma boa experiência de compra 

 

O ato de se apaixonar, segundo explica a psicologia, é quando existe a projeção por determinado ser, objeto ou situação. A paixão é o deslumbre, é vontade latente de ter, estar perto, viver uma experiência. Tomando posse disso, o que você tem feito para apaixonar o seu público?

 

Em meio a uma era digital onde a velocidade dos processos é avassaladora, é preciso, assim como em um relacionamento amoroso, encantar todos os dias. Uma tarefa nada fácil, diga-se de passagem.

 

Entrando no aspecto científico do assunto, o neuromarketing explica e ensina muitos pontos fundamentais para essa conquista incessante. O termo se trata de um recurso que tem sido cada vez mais usado pelas empresas para entender como pensa o consumidor que, diariamente, é bombardeado por informações. O desafio é: direcionar a ele mensagens mais eficientes.

 

O neuromarketing é a ligação da neurociência e do marketing buscando entender a forma como o consumidor realmente toma a sua decisão de compra. Esse campo de estudo tem como objetivo analisar o cérebro humano na busca da compreensão do comportamento de quem compra e, a partir disso, criar estratégias de marketing mais efetivas.

 

Na prática

 

Cada pessoa é exposta, diariamente, a até 10 mil anúncios de diferentes produtos e serviços, como aponta a pesquisa 2021 Global Marketing Trends, da Deloitte. Quando o cliente não tem uma boa experiência de compra, a tendência é que ele faça suas escolhas optando pelo preço, como uma segunda opção. 

 

Porém, uma pesquisa divulgada pelo Reclame AQUI, mostra que 51,2% dos consumidores afirmaram que não se importariam em pagar mais caro por um produto desde que tenham uma experiência de compra melhor com a marca. A pesquisa revelou que mais de 13,4 mil consumidores de todo Brasil estão antenados em serviços digitais e se mostraram tendenciosos a explorar esses serviços.

 

Confiança 

 

O neuromarketing atua como uma investigação do cérebro dos consumidores. Ter ações centralizadas no cliente não é apenas sobre criar soluções para os problemas e necessidades, mas sim antecipá-las. Essas decisões só são possíveis para empresas que conhecem muito bem seu cliente, dão voz a ele e trabalham em conjunto com toda a organização para colocá-lo no centro do negócio. 

Não esqueça, os colaboradores precisam ser os primeiros promotores da marca, então, investir em ações para engajá-los é o primeiro passo para conquistar o coração do cliente. 

 

Surpreenda

 

Pequenas surpresas fazem toda a diferença no sentimento que o cliente atribui a marca e geram encantamento. Lembre-se que a venda é muito mais emocional do que racional, então, sempre que possível, desperte sentimentos.

 

Assim como qualquer relacionamento, investir e estreitar a relação com o cliente é fundamental para que ele se apaixone pela marca, retorne e ainda traga mais gente. Para isso, é preciso manter presença e não ser esquecido.