Após quase 10 anos sem comunicação direta com o consumidor, marca de guaraná apresenta nova campanha com latas ilustradas pela artista Bel Andrade Lima
Para celebrar a pluralidade das culturas regionais do Brasil, após quase 10 anos sem comunicação direta com o consumidor, Kuat lança “Curta seu sabor, viva seu lugar”, que irá homenagear as peculiaridades de diversas regiões brasileiras.
“Kuat é uma marca de 23 anos, que sempre foi conhecida como irreverente, jovem e ousada, mas que não se comunica com o consumidor há bastante tempo. Agora, queremos celebrar a pluralidade das culturas regionais brasileiras, que tem tudo a ver com Guaraná, mantendo nosso tom irreverente e divertido”, conta Pedro Abbondanza, Diretor Sênior de Marketing da The Coca-Cola Company.
Criada pela Gana – agência recém-chegada ao mercado com liderança e equipe 100% preta, que tem como proposta trazer visões mais diversas para a publicidade e criar soluções mais conectadas com a realidade dos consumidores -, a campanha usa elementos regionais fortes – como cheiros, gostos, lugares, comidas e músicas – para se conectar com as pessoas de cada região. Trança nagô, cuscuz, viola caipira e Festa de São João são alguns dos temas mencionados na primeira fase do projeto, que homenageia os nove Estados do nordeste brasileiro.
“Esse primeiro movimento da marca não é uma campanha sobre o nordeste, mas uma exaltação sobre nove estados diferentes, cada um com seu gostinho e particularidade. Trouxemos o conceito convidativo: ‘Curta seu sabor. Viva seu lugar’ porque enxergamos e acreditamos nessa pluralidade de viver cada pedacinho desse país”, explica Felipe Silva, CEO da Gana.
Com diferentes elementos da cultura regional, usando uma paleta cromática e uma linguagem gráfica em sintonia com a pluralidade nordestina, Kuat apresenta também versões temáticas de sua embalagem, que foram criadas junto com consumidores da região, homenageando os estados do nordeste. Assinadas pela designer e ilustradora Bel Andrade Lima, a proposta das novas embalagens traz também uma representação dos estados de forma menos óbvia, transmitindo a diversidade e a riqueza do país.
“Kuat queria trazer elementos que fizessem referência ao Brasil, e a regiões específicas do país, começando pelo nordeste. Sem ficar caricato ou estereotipado – a ideia era termos representações honestas que gerassem conexões verdadeiras com os consumidores, de forma que eles pudessem se ver nesses produtos”, conta Bel Andrade Lima.
Ficha técnica:
Cliente: Kuat
Título: Gostinho do Meu País
Produto: Guaraná Kuat
Cliente: Natália Freire, Priscila Brinati, Ana Carolina Santos e Pedro Abondanza
Agência: Gana
Direção de criação: Felipe Silva
Criação: Felipe Silva, Leonardo Rocha, Thiago Victoriano
Gerente de Projetos: Rose Sousa
Mídia: Aquiles Filho, Ana Lopes
Planejamento: Renan Damascena
Conteúdo: Gabriella Forabelli
Produtora de vídeo manifesto: Cego
Direção: Daniel Levenhagem
Co-direção: Danilo Arenas
Produtora Executiva: Maria Reser
Fotografia: Danilo Arenas e Daniel Levenhagem
Head of Art: Daniel Ferro
Atendimento: Mariana Marcão
Montagem: Daniel Levenhagem
Motion Graphics: Daniel Ferro e Bruno Candeias
Produção: Jéssica Almeida
Colorista: Erick Moraes
Produtora de Som manifesto: Mugshot
Atendimento: Guto Figueiredo
Produção Executiva Som: Gilvana Viana
Direção/Produção Musical: Arthur Abrami, Bruno Zibordi, Chico Reginato, Mauricio
Herszkowicz
Finalização: Henrique Oliveira e Leandro Rodrigo
Coordenação de produção: Jaqueline de Paula
Locução: Vanessa Oliveira
Sobre Bel Andrade Lima:
Bel Andrade Lima é designer e ilustradora. Formou-se em Design na Universidade Federal de Pernambuco e complementou seus estudos em Londres, na Middlesex University e na Central Saint Martins. Trabalhou em estúdios de design e comunicação no Recife, e na Revista Bravo, da Editora Abril. Hoje, mora em São Paulo e trabalha como freelancer nas áreas de design gráfico, ilustração e estamparia. Desenvolveu trabalhos para empresas como Google, Airbnb, Nestlé, Kimberly-Clark, Vivo, Globo e Gol. De 2013 a 2016, foi uma das artistas responsáveis pelo Projeto Cenográfico do Carnaval do Recife. A edição de 2016 do Projeto Cenográfico do Carnaval do Recife lhe rendeu 3 prêmios: o ONDI Diseño 2016 (Cuba), o IF Award Design 2017 (Alemanha) e o Brasil Design Award 2017. Em 2015, recebeu o prêmio Tacaruna Mulher, na categoria Destaque em Design, Arquitetura e Decoração.