A fabricante de iPhones lidera o ranking entre as 500 empresas mais valiosas do mundo, apenas três empresas brasileiras
A Apple conquistou a posição cobiçada de marca mais valiosa do mundo. De acordo com o relatório Brand Finance Global 500, a gigante da tecnologia atingiu um valor de marca de US$ 516,6 bilhões, marcando um aumento de 74% em comparação com o ano anterior. A marca superou não apenas seus rivais diretos, mas também deixou para trás a líder do ano anterior, a Amazon. A empresa de Jeff Bezos, que liderava a lista em 2023, retrocedeu três posições, agora ocupando o quarto lugar. Microsoft (US$ 340,4 bilhões) e Google (US$ 333,4 bilhões) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Massimo Pizzo, consultor sênior da Brand Finance, destaca a percepção única que os consumidores têm da Apple.
“Mais de 50% dos entrevistados reconheceram a Apple como uma marca de produtos caros, mas que oferecem um valor que reforça a capacidade da marca de cobrar um prêmio”, aponta.
O Brasil também tem sua representação no cenário das marcas mais valiosas, com foco notável no setor financeiro. Entre as 500 empresas mais valiosas do mundo, apenas três são brasileiras, todas elas instituições bancárias. Liderando o caminho está o Itaú Unibanco, com um valor de marca de US$ 8,3 bilhões. O Banco do Brasil ocupa a segunda posição, alcançando US$ 5,5 bilhões, enquanto o Bradesco fecha a lista das instituições financeiras brasileiras, com um valor de marca de US$ 5 bilhões.
Uma observação interessante do relatório é o desempenho dinâmico do Banco do Brasil, que escalou impressionantes 50 posições em comparação com o ano anterior. Em contraste, o Itaú Unibanco e o Bradesco enfrentaram desafios, caindo 21 e 12 lugares na lista, respectivamente.