Por Letícia D’Angelo, diretora de Clientes na Zenvia e executiva com mais de 20 anos de experiência no mercado
O Carnaval é sinônimo de festa e folia, mas também cria memória e experiência. Por isso, as marcas têm na data uma oportunidade real de se aproximar do público e impulsionar as vendas. Afinal, são esperadas receitas de R$ 12 bilhões para o País apenas neste período, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior.
Ou seja, é hora de vestir sua empresa de criatividade e engajar seu consumidor com estratégia. Mas atenção: estar presente não significa enviar mensagens aleatórias ou fazer uma campanha isolada. O verdadeiro impacto acontece quando a experiência do cliente é pensada de ponta a ponta.
Hoje, os consumidores esperam interações hiperpersonalizadas, ágeis e eficientes, independentemente do canal que escolham para se comunicar com uma empresa. É preciso conhecer cada um dos seus clientes além do nome, entendendo seu hábitos de consumo e até mesmo como interagir dependendo do comportamento em tempo real. A tecnologia está aí para ajudar com automação, IA e uso inteligente dos dados para antecipar necessidades, oferecer recomendações relevantes e tornar cada contato mais significativo. O diferencial não está apenas na presença, mas na forma como se inserir na jornada do cliente de maneira fluida e integrada.
E como chamar a atenção no meio da folia? Memes, GIFs e mensagens bem-humoradas são boas opções, desde que estejam alinhadas com a identidade da marca e com o perfil de cada consumidor. E sempre respeitando o opt-in! Afinal, ninguém quer ser interrompido no meio da festa com uma mensagem invasiva.
Nem só de glitter vive o Carnaval
Além de entreter, o Carnaval também pode ser um momento para mostrar que a empresa se importa. Atitudes, mesmo que pequenas, fazem a diferença quando são realizadas de maneira genuína e condizente com o tom, valores e propósito da marca.
Um aplicativo de transporte, por exemplo, pode enviar alertas sobre pontos de embarque mais seguros, congestionamentos e rotas dos bloquinhos. Uma rede de farmácias pode compartilhar dicas sobre como curtir o Carnaval com mais disposição, incentivando o consumo de água. Já uma fintech pode oferecer orientações sobre como evitar golpes comuns nessa época.
Incentivar o descarte correto do lixo, reforçar mensagens contra o assédio e apoiar o consumo consciente são formas de mostrar compromisso com o público e a sociedade. E quando isso é feito de maneira autêntica, a marca deixa de ser apenas uma fornecedora de produtos ou serviços e passa a fazer parte da vida das pessoas.
Afinal, o Carnaval dura poucos dias, mas a relação com o cliente é o ano todo. Por isso, não se limite a ser parte da festa. Seja a marca que transforma a folia em um novo capítulo da jornada do cliente com a sua empresa. Afinal, é na integração entre criatividade, tecnologia e autenticidade que se constroi o sucesso a longo prazo.