Campanhas

Aracy Balabanian deixa legado de mais de 60 produções na história da dramaturgia brasileira

Por Redação

07/08/2023 12h04

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Confira os principais marcos na carreira da artista

Aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian faleceu, nesta segunda-feira (7). A artista soma mais de 60 produções na história da dramaturgia brasileira, sendo a maioria delas na televisão. Sua última aparição foi no longa “Sai de Baixo”, de 2019, baseado na série de sucesso que foi ar entre 1996 e 2002, também estrelada por Aracy. A atriz priorizava os palcos à publicidade, o seu maior show foi dentro das telinhas dando vida a dezenas de personagens emblemáticas.

Sua aparição mais marcante em campanhas publicitárias foi no comercial de doação de órgãos em 1997. A artista foi muito presente nas causas sociais, principalmente, relacionadas à saúde. Em 2021, quando foi vacinada contra a covid-19, Aracy foi pauta para diversos veículos de comunicação.

Mesmo vinculada à pauta da saúde, a artista, que havia sido diagnosticada com câncer de pulmão no fim do ano passado, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A notícia do falecimento foi confirmada por familiares e amigos.

Ela estreou nas telinhas em 1964, na novela “Marcados pelo Amor”. Alguns anos depois, ela protagonizou duas novelas da extinta TV Tupi: “Antônio Maria”, de 1968, e “Nino, o Italianinho”, do ano seguinte. Sua estreia na TV Globo, emissora onde estrelou seus maiores sucessos, foi em 1972 na novela “O Primeiro Amor”. No mesmo ano, participou da série infantil “Vila Sésamo”.

Entre os folhetins em que atuou, destacam-se títulos como “Corrida de ouro” (1974), “Bravo!” (1975), “O Casarão” (1976), quando a atriz deu vida a Violeta, filha do casal protagonista, interpretado por Yara Cortes e Mário Lago, no terceiro período da novela. Em “Coração alado” (1980), Aracy era Maria Faz Favor, uma trocadora de ônibus que vivia um romance escondido com o barão Von Strauss, interpretado por Jardel Filho. Também fez  “Locomotivas” (1986), “Rainha da sucata” (1990) — que lhe rendeu sua personagem mais famosa, a mãe super protetora Dona Armênia — e “A próxima vítima” (1995).

Mais recentemente, a atriz chamou atenção ao interpretar a divertida socialite Cassandra, em “Sai de baixo”, a atração fez sucesso entre diversas gerações e cristalizou seu nome entre um público amplo, devido às constantes reexibições do programa. O seriado de humor foi criado por Luis Gustavo e Daniel Filho, e ficou no ar, na TV Globo, entre 1996 e 2002, mas foi reprisado em 2018. 

Confira também:

Campanha publicitária que celebra os 70 anos da Petrobras destaca reposicionamento da marca

Grupo RaiaDrogasil investe em campanha nacional para divulgar entrega rápida

Dia dos pais 2023: marcas investem em comunicar o elo paterno em suas campanhas