Pesquisa da Onlinecurriculo ouviu 500 pessoas de diversos segmentos produtivos, faixas etárias, classes sociais e regiões do país
Uma pesquisa recente da plataforma Onlinecurriculo revelou os principais trabalhos realizados pelos freelancers brasileiros. Apesar das áreas de vendas (30,2%) e de aulas particulares (13,2%) ocuparem as primeiras colocações, as atividades voltadas para a comunicação dominaram o ranking, agregando boa parte desses profissionais. Os designers são maioria, com 13%, seguidos por consultores empresariais (10,8%); pesquisadores de mercado (10,2%); redatores e criadores de conteúdo (8,8%); organizadores de eventos (8,2%); tradutores e intérpretes (7,6%); e produtores e editores de fotos e vídeos (7,4%).
“As vantagens de ser freelancer são a liberdade de tempo para se trabalhar e entregar um serviço melhor a quem está pagando por ele, e o dinheiro extra, claro”, afirma Matheus Costa. O social media presta serviços de copywriting para duas agências de marketing, em modelo de trabalho remoto e com faturamento médio de R$ 2.000,00 por mês.
Matheus está entre os 60% dos profissionais que escolhem como critério essencial para ser freelancer a possibilidade de maior ganho financeiro e independência com a administração de horários. Outras justificativas são equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o trabalho remoto e a oportunidade de crescimento profissional.
Atualmente, 38% dos brasileiros trabalham como freelancers. 23% desta parcela atuam de forma paralela ao trabalho principal; 11% trabalham apenas como autônomos e 3% estão em processo de se tornarem freelancers em tempo integral.
Ser freelancer é lidar com a imprevisibilidade, porque nem sempre você tem trabalhos para fazer durante o mês. Quem quer atuar apenas neste modelo precisa ter muito planejamento e contatos. Tem que ir atrás dos clientes e mostrar os seus serviços. Como eu tenho meu trabalho como CLT, eu fico mais despreocupado quanto a isso”, afirma Gabriel Frazão. O webdesigner atua em uma agência de marketing digital e, em paralelo, presta seus serviços a pessoas, empresas e outras agências interessadas.