Expansão

Arezzo e Grupo Soma acertam acordo para juntar negócios e criar gigante varejista de R$ 12 bilhões

Por Redação

05/02/2024 12h05

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A governança da nova companhia será comandada de maneira conjunta pelos atuais acionistas de referência da Arezzo&Co e do Grupo Soma

Arezzo e Grupo Soma assinaram, neste domingo, 4, o acordo de fusão entre as companhias. Com isso, formam uma holding que terá faturamento de aproximadamente US$ 12 bilhões e lucro líquido de R$ 700 milhões.

Ambas as empresas haviam confirmado que as tratativas estavam novamente em curso, depois que, em 2021, Alexandre Birman sinalizou interesse em adquirir o Grupo Soma. Na época a empresa havia acabado de comprar a marca Hering. As negociações, no entanto, não avançaram pois nenhuma das partes chegaram a um alinhamento de objetivos.

O processo resultou em uma gigantesca estrutura integrada por 34 marcas e mais de 2 mil lojas, entre estabelecimentos próprios e franquias, bem como mais de 20 mil funcionários.

A operação contará com quatro verticais de negócios:

  • calçados e bolsas;
  • vestuário feminino;
  • vestuário masculino;
  • “vestuário democrático”;

O negócio deve colocar sob o mesmo guarda-chuva marcas como Arezzo, Vans, Alexandre Birman, Schutz, Hering, Farm, Animale e dezenas de outras.

Na nova configuração, cujo nome será definido, Alexandre Birman, CEO da Arezzo, assumirá o posto de CEO, enquanto Roberto Jatahy, presidente do Grupo Soma, será o CEO de business unit de vestuário feminino. Rony Meisler permanecerá como CEO da AR&Co e Thiago Hering seguirá como CEO da Hering.

“O surgimento dessa nova empresa acarreta grandes oportunidades de geração de valor adicional, tais como, o desenvolvimento das categorias de calçados e bolsas nas marcas do Grupo Soma gerando alavancagem de receita, otimização da gestão dos canais de multimarcas, e-commerce e, principalmente, franquias, otimização da planta industrial de malharia da Hering e a preparação dessa nova empresa para plugar outras verticais de negócio”, afirmam a Arezzo e o Grupo Soma.

De agora em diante, o conglomerado soma 34 marcas e 2.057 lojas, sendo 37% delas franquias.

Em fato relevante divulgado na manhã de hoje, a Arezzo e o Grupo Soma afirmam enxergar oportunidades de geração de valor adicional pela transação. As oportunidades identificadas por elas são:

  • Alavancagem da receita do Grupo Soma por meio das vendas de calçados e bolsas;
  • Otimização da gestão dos canais de multimarcas, comércio eletrônico e franquias;
  • Melhor aproveitamento da planta industrial de malharia da Hering;
  • Preparação da nova empresa para avançar em outras verticais de negócios;

A governança da nova companhia será comandada de maneira conjunta pelos atuais acionistas de referência da Arezzo&Co e do Grupo Soma.