A evolução da comunicação alterou o ritmo e o padrão de vida não só dos profissionais da área, como também das pessoas em geral. Afinal, como viver sem a comunicação nos dias de hoje?
As constantes informações de que o mercado é dinâmico, não configura uma novidade. Ocorre que cada vez mais o mercado da comunicação tem permitido a transição de profissões em setores antes nunca imaginados. Porém, o fato é que toda a indústria da comunicação tem mudado constantemente.
Mais importante do que isso, porém, é entender essa evolução através dos diversos meios de comunicação e como eles interferem no comportamento dos clientes contemporâneos. Afinal, as transformações da comunicação também estreitaram as relações entre negócios e clientes de uma forma jamais vista. Não só isso: elas geraram uma infinidade de possibilidades.
Nunca se comunicou tanto na história. Hoje, além dos meios tradicionais de informação como rádio, TV e impresso, temos smartphones, tablets, notebooks e diversos tipos de tecnologias. Conectados à rede de internet, esses “novos” dispositivos nos acompanham por toda parte e concentram a maioria dos serviços disponíveis. Mas, como as profissões do mercado da comunicação conseguiram estar inseridas nesse contexto?
O jornalismo é hoje uma das profissões mais desafiadoras e instigantes que existem e isso se dá principalmente por conta das mudanças e transformações do setor de comunicação. Há indícios de que isso nunca mude, pois os avanços tecnológicos fazem com que a cada dia surjam novos modos de fazer a profissão, que se mantém em constante atualização. Smartphones multimídia, transmissões ao vivo e gravações em aparelhos minúsculos e sofisticados (como os drones), mídias cada vez mais sociais, são inúmeros os novos gadgets utilizados para produzir conteúdos.
Já na publicidade, empresas e agências de comunicação se veem diante de constantes novos desafios. Os consumidores demandam diálogo, querem ser ouvidos e buscam marcas que respeitem suas individualidades. Não há, portanto, instrumentos que, sozinhos, possam atender às demandas dessas transformações. A aproximação entre a comunicação e a publicidade está cada vez mais forte, de forma a utilizar cada vez mais integração.
O mercado do marketing se encontra da mesma forma. As campanhas e a publicidade estão mudando radicalmente a cada dia e a área do marketing como um todo apresenta um perfil radicalmente diferente a cada ano. Quem dá o tom das campanhas são os consumidores, que manifestam suas opiniões não só por meio de pesquisas, mas, principalmente, pelas mídias sociais.
Os profissionais dessas áreas terão que aprender diariamente a trabalhar de uma nova maneira. Publicitários, assessores de imprensa, produtores de conteúdo, consultores empresariais, experts em social media devem unir suas experiências para criar novos produtos, serviços e, sobretudo, soluções. Pois para cada situação serão cada vez mais exigidos soluções específicas e sob medida.