Mudanças no astro da identidade visual da companhia foram feitas em parceria com a Troiano Branding e a StarMKT
O Assaí Atacadista apresentou nesta segunda-feira, 19, o “Sol do Amanhã”. Principal elemento da identidade visual construída pela marca, o astro que ilumina o logotipo foi renovado para comemorar os 50 anos de história da empresa, fundada em 1974. O conceito da mudança se conecta ao posicionamento adotado pelo Assaí no início de 2023, sob o mote “Para todos, de Sol a Sol”.
Para desenhar a nova face, a empresa buscou inspiração em diferentes berços culturais. A imagem faz uma homenagem à origem do nome da empresa, derivado da palavra japonesa “asahi”, que, traduzida, significa “sol da manhã”. Outra inspiração é o clássico literário “O Sol é para todos”, escrito por Harper Lee em 1960.
“Atualmente, o Assaí está presente em 1 a cada 4 lares do país. Nos orgulhamos das nossas conquistas, este momento histórico marcou a escolha certa para a modernização da nossa marca. O novo logotipo representa o desenvolvimento contínuo de uma marca que trabalha incansavelmente, de Sol a Sol, para fazer parte do cotidiano de mais de 35 milhões de clientes que nos visitam mensalmente”, afirmou Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes da Companhia.
As fontes de inspiração foram acompanhadas por estudos de marca realizados em colaboração com a Troiano Branding, empresa especialista em construção de marca, e a StarMKT. Durante os exercícios, a força-tarefa identificou seis elementos-chave do Assaí, traduzindo-os visualmente.
O sol é para todos: suas cores, agora mais definidas, representam em seu colorido a ideia de um lugar mais democrático e inclusivo.
O brilho da simplicidade: o brilho formado por suas antigas ondas agora está mais simples, objetivo e sem interferências.
De sol a sol: ao destacar o sol, a marca mostra determinação e o orgulho que tem de ser um verdadeiro sol nascente.
Sonhos iluminados: a nuance gradativa das cores quentes traz o calor e o brilho de uma luz solar que ilumina o olhar de quem vê.
Energia que impulsiona: a tipografia se libertou ao adotar toda a energia que o módulo continha. E essa liberdade impulsionou o crescimento do nome Assaí, agora mais evidente e poderoso.
Calor que acolhe: o sol ganhou o protagonismo da marca, está mais vivo, leve e confortável. Um desejo de ser um sol mais simples e próximo.
Segundo Marly,, a evolução do logo reflete o crescimento da marca ao longo das últimas décadas e representa o desenvolvimento contínuo de uma marca que trabalha incansavelmente, de Sol a Sol, para fazer parte do cotidiano dos clientes.
O logotipo resgatou a ideia de representar os tons solares em linhas retas para, ao mesmo tempo, trazer a história do primeiro semicírculo na linha do tempo da marca e preservar os espaços de cores. Assim, as nuances do gradiente solar permanecem na mesma altura das ondas do novo desenho.
Além disso, pela primeira vez desde o início da utilização do Sol, a presença das letras e dos seus alinhamentos proporcionados pelas serifas substituem o retângulo do módulo, aumentando significativamente o nome da marca. Com a designação do negócio mais suave e espaçado, as letras estão mais livres, com um respiro maior, permitindo uma leitura mais confortável, sem perder a presença.
Sobre a construção do novo logotipo, Marlycomenta que o processo foi pautado pela compreensão de que todas as composições que comunicam a marca Assaí precisam transmitir uma mensagem objetiva e transparente sobre o negócio, e, portanto, a nova identidade busca ser compatível com a realidade do público e autêntica em expressar a brasilidade da marca.
A partir do dia 19 de fevereiro, o novo logo já estará disponível em todos os pontos de contato digitais da marca (site, aplicativo e redes sociais) e todas as lojas inauguradas da Companhia em 2024 e 2025 já estarão com a nova identidade visual. Atualmente, testes foram realizados em três lojas localizadas em São Luís (MA), Bauru (SP) e na primeira loja do Assaí, na Vila Carrão, em São Paulo (SP).
Já o parque de lojas atual receberá atualizações da identidade visual da marca ao longo dos próximos anos e de acordo com o cronograma de manutenção e reformas das unidades.