Marketing

Assinada pela DeBrito Brasil, nova campanha do Sebrae Nacional valoriza a crença do pequeno empreendedor

Por Redação

23/12/2025 11h07

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Com o conceito “Simpatia é Acreditar no que se Faz”, a campanha afirma que o empreendedor brasileiro é movido pela crença no cliente, no negócio, no Brasil e no amanhã

A agência DeBrito Brasil lançou ontem (22) a campanha “Simpatia é Acreditar no que se Faz”, criada para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e com veiculação em todo o Brasil. O objetivo da comunicação é valorizar quem está por trás dos pequenos negócios e mostrar que o Sebrae está ao lado de quem empreende e passou o ano correndo atrás para fazer o negócio prosperar e/ou se reinventar. A campanha conecta-se profundamente aos anseios dos micro e pequenos empreendedores, posicionando o Sebrae como aliado estratégico desse segmento que é, comprovadamente, o grande motor da economia brasileira.  

O ponto de partida para a campanha foi o insight repassado pelo Sebrae em briefing de que “por trás de todo CNPJ existe um CPF”, que é o verdadeiro agente da transformação. O desafio era criar uma campanha que fosse realmente verdadeira, mas fugindo dos clichês das propagandas dessa época do ano. O foco está em pessoas reais, que fazem acontecer com brilho nos olhos e muito empenho. O criativo buscou capturar a espontaneidade e a simpatia de quem empreende, a força na gentileza que atravessa o balcão, a criatividade para o improviso e o sorriso no rosto para atender bem.

Com o conceito “Simpatia é Acreditar no que se Faz”, a campanha afirma que o empreendedor brasileiro é movido pela crença no cliente, no negócio, no Brasil e no amanhã. Ao mesmo tempo, o conceito se apropria das tradições culturais de fim de ano para mostrar que os empreendedores também sonham, desejam e celebram, assim como os clientes que atendem, e são tão cheios de fé quanto quem faz pedidos para que o próximo ano seja bom para os negócios.

Com uma narrativa assertiva, cuja linguagem dialoga com todos os seus públicos, em especial as gerações Z e Alfa, o filme fala de emoção, brasilidade e da simpatia em empreender, e, tudo isso, com uma abordagem contemporânea e de impacto. Toda a atmosfera do filme é lastreada por cenas dinâmicas e closes em sorrisos, mãos trabalhando e olhares cheios de esperança.

A estratégia de mídia foi desenhada para gerar alta visibilidade em um curto período, com forte segmentação e relevância contextual, superando o desafio de se destacar em meio à saturação de campanhas de varejo de fim de ano. O público-alvo central abrange as classes B e C, de 25 a 54 anos, e reflete o perfil empreendedor brasileiro (jovem, moderno e diversificado).

Já o plano de mídia se divide em três fases de alto impacto: o lançamento no dia 22 de dezembro, com formatos de 60 segundos em players de grande penetração, para garantir alcance imediato; a etapa de sustentação, entre 22 e 28 de dezembro, focada em frequência e assertividade; e o grande momento da virada, no dia 1º de janeiro, que assume uma “vibe” de celebração e renovação com cobertura máxima. Trata-se de um ecossistema integrado de formatos e canais, abrangendo: TV Aberta (Globo, Record, SBT e Band); TV Fechada (GloboNews, Multishow, GNT, Globoplay Novelas), além de canais esportivos (SporTV, SporTV2, SporTV3, Premier, Futebol Clube, Rede Telecine e Megapix); Mídia Digital Portais; Apps; Programática; e Streaming (incluindo Netflix).

A campanha de fim de ano para o Sebrae Nacional atenta, ainda, para a importância de fortalecer a aproximação com alguns públicos específicos. Para tanto, a mídia proposta amplia a segmentação com a execução de Projetos Especiais, os quais terão como meios as plataformas do TikTok, Pinterest, Terra, UOL e IFood e Uber.

Para ser a cara da campanha nesses canais, foram convidadas três influenciadoras de peso: Márcia Sensitiva, com uma série de vídeos que vão ensinar “Simpatias Sensitivas” para os empreendedores, Karol Pinheiro, com seu olhar sensível, urbano e moderno, e Maqui Nóbrega com seu humor realista e conexão com os jovens. Juntas, essas influenciadoras conferem um volume extraordinário à campanha e vão levar a mensagem do Sebrae, neste fim de ano, a cada canto do país, ao celebrar o empreender como a maior e melhor simpatia para um 2026 de muito sucesso.

  • Ficha Técnica:
  • Agência: DeBrito Brasil
  • Diretor-geral: Marcuce Luz 
  • Diretor de Operações: Rômulo Oliveira
  • Direção de Criação: Pablo Seabra 
  • Criação: Ádan Augusto e Carol Senna 
  • Coordenadora de Atendimento: Danielle Coutinho 
  • Gerente de Produção: Rodrigo Cavalcante 
  • Supervisora de Produção/RTV: Joelma Rosa
  • Diretora de Planejamento: Cynthia Rocha
  • Planejamento Digital: Iandra Aguiar
  • Diretora de Mídia Nacional: Cecília Crespo
  • Mídia: Thiago Ribeiro, Lorenna Oliveira e Iandra Carvalho
  • Aprovação no Cliente: Henrique Nabuco, Fernanda Oliveira e Karla Nayra