Hitmaker, Ruxell ou Rafinha RQS são assinaturas sonoras presentes em grandes hits do funk brasileiro
É fundamental que as marcas encontrem formas criativas de estarem presentes no dia a dia de seus consumidores, mas até em áudio? O especialista em branding, Galileu Nogueira, explica que este recurso está dentro da estratégia de muitas marcas e até em clipes de personalidades como Anitta, Lexa e MC Kevinho. Esta estratégia é desenvolvida para construir determinada marca sonoramente na mente dos consumidores.
“Muitas pessoas acabam nem percebendo que “hitmaker,” por exemplo, é uma assinatura sonora que remete a produtora do clipe onde é citada. Algumas outras também podem ser identificadas nas músicas que dominam os fones de ouvido do brasileiro, como Ruxell e Rafinha RSQ. Grandes marcas como Coca-cola, Farm e Aeroporto de Guarulhos já utilizam desse recurso também” afirma Galileu.
A Hitmaker se consolidou como uma produtora de peso, principalmente no meio do funk, e após reforçar sua marca com o áudio logo – representação sonora da marca – hoje saem de trás das câmeras e começam a se apresentar como músicos.
“Usar o recurso de áudio logo e assinatura sonora exige que a marca tenha valores bem definidos e uma estratégia desenhada e consolidada. Se a marca não sabe qual caminho quer seguir, nem quem é sua audiência, não é possível ter uma personalidade musical eficiente.” completa o especialista.
Sobre Galileu Nogueira:
Galileu Nogueira atua a mais de 12 anos na área da marketing, é especialista em Branding e já trabalhou com grandes marcas como Philips, Oracle, 99 e Me Poupe!. Hoje atua com sua própria empresa, a Influxo&CO, prestando consultoria e também é professor no curso “Branding de Perto” que já está se encaminhando para a terceira turma em 3 meses.
Seu propósito é transformar a sociedade num lugar mais diverso e inclusivo ao tornar as marcas mais humanas e responsáveis, pois ele acredita que com a força delas podemos mudar comportamentos, preconceito e percepções, e isso é parte do que ensina em seu curso.