Pesquisa realizada pela NetCos mostra que atletas que conseguem humanizar suas histórias tendem a atrair e reter mais seguidores
Uma pesquisa realizada pela NetCos, agência especializada em marketing de influência, sobre o crescimento da base de seguidores de atletas brasileiros nas Olimpíadas 2024 mostra que as mulheres são as que mais conseguem novos seguidores em seus perfis nas redes sociais.
No top 10 do ranking, que compara o dia anterior ao começo dos jogos com o início desta semana, sete delas são mulheres, com destaques para as cinco primeiras colocadas, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Beatriz Souza, Rayssa Leal e Júlia Soares. A maior participação de mulheres nesses jogos e a predominância feminina no top 10 refletem a crescente de discussões sobre representatividade de gênero no esporte.
Outro dado aponta que dos dez atletas que mais conquistaram seguidores, 9 são medalhistas olímpicos, sendo a única exceção Hugo Calderano, semifinalista de tênis de mesa, que alcançou uma posição nos jogos nunca ocupada na modalidade por um atleta brasileiro.
“Na lógica da influência, não há uma relação direta, ou ao menos não puramente casual, à visibilidade. É interessante observar a capacidade dos atletas de se envolverem com o público. Aqueles que conseguem humanizar suas histórias e manter uma presença ativa nas redes sociais tendem a ter mais sucesso em atrair e reter seguidores, outro desafio com a aproximação do fim do período olímpico”, analisa Marta Cardoso, Head de Data da NetCos.
A pesquisa verificou ainda que a popularidade de certas modalidades como a Ginástica Artística contribui significativamente para o aumento de seguidores, assim como o apelo visual e a natureza emocionante das performances.
Atletas com histórias de superação, representatividade e competição acirrada, como Rebeca Andrade e Beatriz Souza, tendem a atrair mais seguidores.
Outros dados da pesquisa
- O ganho de seguidores da Rebeca Andrade é maior que a soma do crescimento de 269 outros atletas da delegação brasileira.
- Top 10 possui atletas de 6 modalidades: Ginástica Artística, Skate, Surf, Judô, Tênis de Mesa e Atletismo;
- Os seis atletas que mais ganharam seguidores movimentaram mais de 20 milhões de novos seguidores em seus perfis, alcançando, somados, mais de 41 milhões de seguidores;
- Apesar de ter 10 medalhistas olímpicos entre os atletas do Judô, apenas Beatriz Souza, campeã – medalha de ouro, está entre os 10 atletas que mais ganharam seguidores;