Inovação

Atlético de Madrid desenvolve experiência imersiva no estádio usando realidade virtual

Por Redação

22/06/2023 11h17

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Desde sua mudança para o Estádio Cívitas Metropolitano em 2017, o Atlético de Madrid tem trabalhado para torná-lo um dos estádios mais tecnológicos do mundo. O local continua sendo líder nesse quesito e a iniciativa mais recente do Atleti Lab, a divisão de inovação do clube, recebeu feedback muito positivo. Esse último desenvolvimento é uma experiência para assistir a uma partida de futebol de uma maneira completamente nova: o projeto 5G Multicam.

“O Atleti Lab nasceu nesta temporada com o objetivo de lançar projetos de inovação que ajudarão o clube, em primeiro lugar, a aprender e, posteriormente, a obter vantagens competitivas e estratégicas no futuro”, afirma Alejandro Ugarrio, diretor do Atleti Lab

Através deste experimento, que foi lançado durante os dois últimos jogos em casa do Atlético de Madrid na temporada 2022/23 de LaLiga Santander, os torcedores puderam visitar o espaço Club Telefônica e usar tablets ou um dos vários dispositivos de realidade virtual para desfrutar de uma experiência em tempo real de 360° da partida.

Os usuários podiam ver a ação de ângulos anteriormente inacessíveis ao público, como por trás do gol, da saída do túnel, da área de imprensa ou da sala de controle do estádio. Alguns vídeos pré-gravados em 360° também estavam disponíveis para os torcedores, que puderam desfrutar de uma experiência verdadeiramente imersiva e pioneira na indústria do futebol.

Ugarrio continuou: “A experiência 5G Multicam foi um sucesso e já estamos trabalhando nos próximos passos. A visibilidade do projeto foi espetacular e mostra o nível de interesse que existe no setor pelas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias. Nossa proposta de valor com o espaço Club Telefónica no Estádio Cívitas Metropolitano é proporcionar experiências diferenciadas que, graças à tecnologia, possam enriquecer a forma como os torcedores vivenciam um dia de jogo”.

Tecnicamente, este projeto de 5G e realidade virtual não foi fácil de ser realizado, principalmente porque as imagens precisavam ser em tempo real e sincronizadas com os sons do estádio, onde o teste foi realizado. No entanto, os profissionais do Atleti Lab trabalharam com a Telefónica, parceira tecnológica do clube, para alcançar um ponto em que leva menos de 500 milissegundos para enviar o vídeo das câmeras de 360° para a nuvem e para o tablet ou headset, tudo através da potência da conectividade 5G.

O papel do Atleti Lab na estratégia de inovação do Atlético de Madrid

Embora o 5G Multicam tenha sido realizado apenas em dois jogos até agora, ele já alcançou o objetivo de demonstrar como o 5G pode elevar a experiência dos torcedores a novos patamares. Portanto, o clube já o considera um grande sucesso.

O diretor do Atleti Lab explicou: “O fato de termos implementado com sucesso esta experiência no Estádio Cívitas Metropolitano abre uma série de novas possibilidades. A tecnologia agora faz parte do inventário digital do clube e, portanto, já está agregando valor. Estamos estudando diferentes opções com a Telefónica para levar o teste à produção”.

Melhorar a experiência dos torcedores nos dias de jogo é o objetivo final e algo que o Atlético de Madrid leva muito a sério, utilizando a tecnologia sempre que possível para aprimorar qualquer visita ao estádio. Por exemplo, o Estádio Cívitas Metropolitano tem sido um dos estádios com melhor conectividade na Espanha, para que os torcedores possam usar seus telefones celulares sem problemas ao comparecer a uma partida. O projeto 5G Multicam se encaixa nessa filosofia.

Ugarrio acrescentou: “O projeto 5G Multicam é uma parte de uma série de iniciativas que permitiram que os torcedores fossem o centro das atenções nos dias de jogo, por meio de soluções tecnológicas que possibilitaram sua participação em todo tipo de ativação, de forma conveniente, a partir de seus telefones celulares. A co-criação do espetáculo agrega valor a cada partida em nosso estádio e envolve os torcedores, que são, em última instância, nossos melhores embaixadores”.