Estudo da Oxford Economics revela impacto econômico do setor, que emprega mais que montadoras e tem efeito multiplicador superior a outras indústrias
Divulgado na última segunda-feira (6), o estudo A Contribuição Econômica da Indústria Audiovisual do Brasil em 2024, da Oxford Economics, revelou que o setor movimentou mais de R$ 70,2 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do país, e gerou mais de 608,9 mil empregos, no ano passado. Os números superaram diversos setores com investimentos ainda maiores, como a indústria automobilística, que gerou cerca de 100 mil empregos diretos, indiretos ou induzidos.
O relatório ainda aponta que o número de trabalhadores diretamente empregados na área é equivalente ao da indústria farmacêutica e supera em mais de 50% o total de funcionários das montadoras de automóveis instaladas no país. O impacto econômico também é significativo, já que a cada R$ 10 milhões produzidos pelo audiovisual, outros R$ 12 milhões são movimentados em diferentes cadeias da economia.
No ano passado, a Indústria Audiovisual representou 0,7% no PIB, superando setores como a indústria têxtil (entre 0,55%), a indústria extrativista (0,5%) e a indústria farmacêutica (0,2%). Os resultados seguem o sucesso de bilheteria do cinema nacional em 2024, em grande parte influenciados pelo lançamento de Ainda Estou Aqui – terceiro filme mais visto do ano e primeira produção nacional a conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional.
O relatório da Oxford Economics indica que a indústria audiovisual tem potencial de expansão contínua, impulsionado pela retomada das produções cinematográficas, pela diversificação das plataformas de streaming e pelo aumento das exportações de conteúdo brasileiro. Segundo dados do Ingresso.com, uma das maiores plataformas de ingressos no país, de maio de 2024 a maio de 2025, a bilheteria dos filmes brasileiros cresceu 197% – o melhor resultado desde o começo da pandemia.
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