Segundo Ticket Sports, aumento no estado foi de 91,1%, passando de 9.257 participantes em 2023 para 17.691 em 2024
O número de participação em eventos esportivos realizados no Ceará registrou um crescimento significativo em 2024, de acordo com dados do Ticket Sports, plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina. Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 91,1%, passando de 9.257 participantes em 2023 para 17.691 em 2024.
O expressivo avanço reflete o fortalecimento do setor esportivo no estado, impulsionado por um maior interesse da população em competições de corrida de rua, ciclismo e triathlon, além do apoio de organizadores e patrocinadores que vêm investindo cada vez mais na promoção de eventos.
O perfil das marcas patrocinadoras, de modo geral, está ligado diretamente ao esporte, como empresas de tênis e nutrição. Também existem marcas de outros setores que enxergam valor nesse mercado, como a Cosan, que, apesar de ser do ramo de energia e logística, passou a investir no esporte em 2019.
“Os patrocinadores desempenham um papel fundamental não só nos eventos promovidos pelo Ticket Sports, mas para o esporte de forma geral. Os principais pontos são a viabilização financeira dos projetos, a visibilidade e alcance e a melhora na experiência dos participantes. No Ceará algumas marcas patrocinam corridas de rua, como o Assaí Atacadista que lançou o Circuito de Corridas Assaí com uma das etapas em Fortaleza. Algumas marcas regionais, como a Cigel, acabam entrando também no universo esportivo, o que acarreta na maior visibilidade desses eventos”, comenta Gabriela Donatello, gerente de Marketing do Ticket Sports.
Além disso, bancos e instituições financeiras também têm forte presença no universo das corridas de rua, como Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco. Um exemplo é o Santander, patrocinador do Santander Track&Field Run Series, circuito de corrida de rua da América Latina, com etapas realizadas em diversas cidades nordestinas, incluindo Aracaju.
O perfil dos participantes também traz dados interessantes no levantamento. A faixa etária predominante é de 36 a 45 anos, representando 32,8% do total. Já em relação ao gênero, 57,4% dos inscritos são mulheres e 42,6% são homens. Vale destacar que a participação feminina no Ceará está acima da média nacional, conforme análise do perfil do atleta feita pela plataforma em 2024.
“O crescimento é resultado de uma maior adesão da comunidade esportiva e principalmente das mulheres e da diversificação das modalidades oferecidas. O Ceará tem se consolidado como um dos principais polos de eventos esportivos no Brasil, atraindo atletas de diferentes regiões e patrocinadores de todos os portes. A tendência para os próximos anos é de continuidade no crescimento, com a chegada de novas provas e uma maior integração entre organizadores, atletas e patrocinadores”, destacou Gabriela.
Sobre a pesquisa:
O levantamento anual sobre o Perfil do Atleta Brasileiro foi lançado em janeiro deste ano e revela um aumento expressivo na participação de atletas do Nordeste, que passou de 9% em 2023 para 22,3% das inscrições no ano passado, consolidando-se como a segunda região com maior número de esportistas. O Sudeste ainda lidera, com 51% das inscrições, embora tenha registrado uma queda expressiva em relação ao ano anterior, quando representava 60,2% do total.
O material é resultado da análise de mais de 1 milhão e 800 mil inscrições vendidas e 2.500 eventos abertos na plataforma ao longo de 2024.