Inovação

Automidia System: produto de comunicação que transforma caminhões em outdoors itinerantes

Por Redação

24/10/2023 14h25

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Desenvolvido com tecnologia própria pela Favretto Comunicação Visual, o projeto é uma alternativa ao processo de personalização visual de frotas

A empresa paranaense Favretto Comunicação Visual tem aprimorado há quase dez anos um produto no segmento de mídia exterior: o Automidia System, um processo que transforma os baús de caminhões de transporte em “outdoors itinerantes”. A ideia original era oferecer uma maneira de aplicar uma lona publicitária facilmente substituível nas laterais de baús de carga de caminhões, uma alternativa ao serviço de adesivagem tradicionalmente utilizado pelas companhias do segmento.

“Quando falamos de adesivar um baú de caminhão, são de dois a cinco dias do veículo parado de acordo com o tamanho, sem poder fazer entregas. Isso gera um prejuízo grande para as transportadoras. Com o Automidia System, nós reduzimos esse tempo de instalação e, uma vez fixado ao caminhão, podemos fazer a manutenção e troca das lonas em questão de horas, agilizando o processo e reduzindo custos”, explica o Gerente de Operações da marca, Luiz Gustavo Rago.

O produto consistena instalação de um conjunto de perfis de alumínio onde são fixadas as lonas de publicidade através de um sistema de encaixes. Isso possibilita que as lonas fiquem totalmente esticadas e tracionadas. Embora pareça um mecanismo relativamente simples, a Favretto desenvolveu uma tecnologia própria para facilitar a instalação e tornar os painéis resistentes às exigências de uma mídia que ficará exposta a condições climáticas variadas.

“Ao longo destes anos nós fomos aperfeiçoando todas as etapas envolvidas na confecção e instalação do produto. Investimos em tecnologia e ouvimos o feedback de nossos clientes para mitigarmos as chances de erros/danos e fazermos as adaptações necessárias. Temos, hoje, um produto de mídia inovador e de extrema qualidade, único no Brasil”, afirma Rago.

Hoje, a Favretto Comunicação Visual conta com equipes dedicadas exclusivamente à instalação do Automidia System, sendo várias delas itinerante. Com um interesse cada vez maior por parte do mercado e clientes em diferentes estados da Região Sul, Sudeste, Centro Oeste e até do Nordeste, a expectativa é que o produto tenha um aumento de demanda neste ano.

Boa parte dos clientes são de frotas de entregas de Companhias de médio/grande porte em busca de personalização. Entre os principais clientes estão Frimesa, Ovos Mantiqueira, Greco & Guerreiro, Zaeli, Tirol e, mais recentemente, a Pepsico.