Ricardinho Lira, sócio-diretor da Avesso, foi eleito o Profissional Criativo do Ano
As mentes criativas do mercado publicitário de Pernambuco se reuniram na última terça-feira (4) para celebrar a inovação, o talento e a força da comunicação no Festival CRIA.PE — o Festival Pernambucano de Publicidade, que chegou à sua segunda edição no Recife Expo Center. O evento promoveu um dia inteiro de premiações, palestras e networking, reunindo profissionais renomados, estudantes e representantes de mais de 30 agências do estado. Aproximadamente mil pessoas estiveram no local.
Organizado pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE), o festival destacou-se por valorizar o trabalho das equipes criativas e reconhecer o impacto da indústria publicitária na economia local. “A indústria criativa pernambucana é uma das mais promissoras do Brasil. Temos talentos premiados não só no país, mas também em festivais internacionais como o de Cannes. Hoje vamos ver um pouco dessa potência: foram 727 peças inscritas e mais de 32 agências participantes, um verdadeiro show de criatividade e talento”, destacou Lelê Carvalho, presidente do Sinapro-PE.
A agência Avesso conquistou 37 troféu e o título mais cobiçado da edição: o de Agência do Ano. Na segunda colocação, ficou a agência Ampla, seguida pela agência Brenda. A agência do ano na categoria interior ficou com a BuzzLab de Caruaru.
Na categoria Profissional Criativo do Ano, o bronze foi para Manuel Cavalcanti, da Ampla; a prata para Gabriela Miranda, da Avesso; e o ouro para Ricardinho Lira, também da Avesso. O título de Anunciante do Ano foi concedido à Bet Dá Sorte, enquanto a Audiola recebeu o prêmio de Fornecedor do Ano.
Segundo o presidente do júri e Diretor Criativo do festival, Paulo André Bione, o CRIA.PE segue o modelo dos grandes festivais internacionais de publicidade, com um processo rigoroso de avaliação dividido em duas etapas. “Temos 15 categorias e 80 subcategorias. O julgamento acontece em duas fases: uma primeira online, com 10 jurados de várias partes do Brasil e até do exterior, e uma segunda fase presencial, com cinco jurados que passam dois dias imersos analisando os finalistas”, explicou.
As peças mais bem avaliadas receberam o Troféu Capivara, símbolo da premiação e objeto de desejo entre criativos. O balanço do Festival CRIA.PE 2025 registrou a entrega de 1 Troféu Capideia, 3 Troféus Grand Prix, 52 de Bronze, 27 de Prata e 18 de Ouro. A lista completa de vencedores está disponível no site oficial do Festival CRIA PE.
