Em 12 meses, o projeto capacitou organizações sociais que atuam em áreas como assistência social, educação e esporte, impactando positivamente 200 mil pessoas.
Reconhecendo as Organizações da Sociedade Civil (OSC) como importantes agentes de transformação na sociedade, o Sistema Fecomércio Ceará desenvolveu o Baião Social, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).
Em 12 meses, o projeto capacitou 275 organizações sociais, que atuam em áreas como assistência social, educação e esporte, impactando positivamente 200 mil pessoas. A celebração de um ano do projeto acontece na próxima quinta-feira (27/06), no ginásio do Sesc, reunindo representantes das organizações sociais e gestores do Sistema.
“O objetivo maior é fortalecer o exercício da cidadania, criando uma rede de organizações sociais para potencializar a capacidade de impacto coletivo e sustentabilidade dessas organizações que fazem tanto por suas comunidades”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.
Inicialmente, o programa atenderia 250 organizações, mas conseguiu ampliar em 10% essa meta e os benefícios às comunidades.
“O Baião Social foi uma oportunidade maravilhosa. Trouxe para a gente muita informação e aprendizagem. A gente já está vendo os frutos aparecerem. A associação [de moradores], em si, melhorou muito com essa ajuda. O Baião Social veio para alavancar muita coisa na comunidade, não só a associação, mas o bairro todo”, disse Sandra Maria, presidenta da Associação de Moradores da Zona da Praia do Arpoador.