Ricardo De Carli e Lucas Brossi compartilharam tendências do consumidor brasileiro e mostraram aplicações práticas da Inteligência Artificial em grandes empresas
A Bain & Company encerrou a programação dos três dias de conteúdo da Missão Nosso Meio. Com participação dos sócios da consultoria global, Ricardo De Carli e Lucas Brossi, temas como hábitos de consumo, tendências do consumidor brasileiro e o uso prático da IA preencheram a manhã de conteúdo.
“O brasileiro é um dos países mais otimistas sobre o futuro”, disse Ricardo De Carli, no início da apresentação de uma pesquisa que ampliou a visão sobre a realidade de consumo nacional. Sentimentos como felicidade e ansiedade descrevem o sentimento geral do consumidor.

“Preocupações financeiras, saúde física, estresse e política são os quatro principais temas que impactam o bem-estar do brasileiro”, disse.
Saúde é a 2ª maior preocupação que mais afeta o bem estar dos brasileiros. “Temos um país muito preocupado com a estética”. As mudanças climáticas também estão entre as preocupações dos brasileiros que se mostram mais atentos com essa temática do que a média global.
Ricardo alertou sobre o mercado de apostas, que movimenta 21 bilhões por mês via pix, além de que 26% dos brasileiros economizam para apostar. “Os consumidores de alta renda também fazem parte desses números”.
“Esse tema de IA shopping vai evoluir muito rápido”, introduziu Lucas Brossi ao iniciar sua palestra sobre IA Generativa. O executivo reforçou sobre como é possível usar a IA em todos os setores da economia.

No caso da Pepsico, Lucas mostrou como a organização adotou uma inteligência desenvolvida pela Bain & Company de apoio diário aos representantes de vendas da companhia. Em vídeo, Brossi mostrou a simulação de um possível diálogo entre um representante e o auxílio rápido e simples trazido pela IA.
Ainda em desenvolvimento, a Magalu está dando vida oficialmente a Lu no whatsapp a partir de funcionalidades como busca e recomendação, comparação de produtos e efetivação da compra via texto, voz ou imagem.
Além desses, Brossi mostrou exemplos do Grupo Boticário, Coca-Cola, Nestlé e Pacífico, deixando óbvio como de fato a IA já está presente no dia a dia dos negócios, o que ressaltou o dado apresentado anteriormente por Ricardo em que 75% das companhias já estão utilizando IA.
A Missão Nosso Meio 2025 conta com o apoio do UOL, ISE Business School, Bain & Company, Guanabara e Gocase.
