A agência idealizou ativações no Del Paseo, Shopping Parangaba, São João de Maracanaú e RioMar Fortaleza
Sendo o período com mais liberdade para criar e ousar, a Baladeira.Lab foi responsável por ativar marcas durante o mês de junho, com foco em homenagear o Dia de São João, celebrado hoje (24). Apesar do ápice da data estar marcado para esta segunda-feira, o Nordeste vibra durante o mês inteiro e as marcas oxigenam sua presença em diferentes cenários. Com foco na presença em shoppings centers, a agência compreende a vantagem de desenhar projetos que impactem os visitantes do local.
“Este ano ficamos responsáveis pela experiência e cenografia de dois shoppings: No Del Paseo com o Arraiá do Cumpadi Del e a Vila Pratim no Shopping Parangaba. Além disso ativamos a marca Betânia Kids no RioMar Fortaleza e Del Paseo, a Marca Mood Moura Dubeux no Del Paseo e Merci nos dois shoppings (Del Paseo e Parangaba). Para Merci desenhamos e executamos dois espaços temáticos dentro do São João de Maracanaú e ativamos um ousado projeto junino chamado “Mercearia Merci” levando uma experiência diferenciada para 20 pdv’s com foco no incremento das vendas da linha de produtos Merci e Granja Regina”, detalha Alex Façanha, Diretor Executivo da agência.
A cultura nordestina recebe de braços abertos as marcas que apostam em celebrar a data. Sabendo disso, a Baladeira.Lab deu as mãos às empresas que compreendem o sentido do São João e arquitetou ideias que impactaram mais de 200.000 pessoas.
“Disparado este é o período que temos maior liberdade para criar e ousar. Nele exploramos de tudo, a riqueza de cores, o maior uso de materiais sustentáveis, sons e sabores. A cultura pulsa forte e para nós o desafio fica cada vez maior, pois a qualidade de entrega das experiências de marca e ativações de parceiros e concorrentes melhora a cada ano. Fortalecer nossa cultura através das experiências geram memórias positivas no público e garante um lugar especial das marcas no coração e na memória dos consumidores”, comenta Alex.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgado em fevereiro deste ano, o setor de shopping centers registrou um faturamento recorde de R$194,7 bilhões em 2023, um aumento de 1,5% em relação a 2022. Esse número reflete as possibilidades oferecidas pelo espaço para que marcas invistam em entretenimento e ativações.
“Atualmente os shoppings e seus times de marketing estão investindo com muita eficiência mensalmente em projetos de experiência, sejam eles pagos ou não. Reter o cliente através de uma ampla programação ajuda a aumentar o fluxo do mall e consequentemente aumento das vendas tanto de lojas quanto das operações de comidas e bebidas. O uso de lojas vacantes também com serviços de utilidade pública também favorecem bastante o fluxo durante a semana em horários mais deficitários”, explica Alex.
Com ideias que marcam a mente dos consumidores, a Baladeira.Lab deu cor ao São João das marcas e desenvolveu desde uma praça de alimentação de comidas típicas até um casamento em shopping. Sabendo da necessidade de impactar diferentes idades e o maior número de pessoas, a agência focou em diversidade, para abarcar gostos, famílias e costumes diferentes.
“Apostamos em uma programação diversificada tanto em horário quanto em conteúdo. Assim, as famílias conseguem usufruir com maior qualidade a experiência. Neste período, a comida típica acaba sendo também uma grande atração, as quadrilhas, os trios nordestinos, a decoração e os jogos de quermesse são atrativos para todas as idades. Estar em um ambiente seguro, climatizado e com estacionamento ajudam a compor o atrativo“, pontua.
Apesar dos inúmeros projetos, o propósito continua sendo o mesmo: gerar experiências centradas nas pessoas. Assim, as marcas conseguem repercutir a ativação e concretizar em números os efeitos do entretenimento. Com a oportunidade, a ideia e a execução, o São João não passou despercebido para os parceiros da Baladeira.Lab.
“O hábito de ir ao shopping em busca de entretenimento vem crescendo significativamente ano a ano e isso alcança as diversas camadas da sociedade de forma democrática e claro que os projetos precisam estar alinhados ao perfil da marca e dos visitantes“, finaliza Alex.