Banalização do conhecimento em marketing

Por Redação

20/03/2025 11h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O tema não é novo, mas é urgente: estamos ficando preguiçosos e arrogantes. A facilidade de conteúdo, de cursos e palestras, pílulas de conhecimento rápido e palatável, estão criando uma geração de microespecialistas, que acham que sabem tudo sem saber muito. Profissionais “visuais”, hiperfocados em imagens, mas sem narrativa e técnica, falta texto, abrangência e repertório.

Na minha área, marketing, isto é ainda mais evidente, muita gente que entende de uma parte pequena, principalmente os “especialistas em marketing digital”, e acham que dominam o todo. Gente que estudou um galho da planta e pensa que compreende a floresta. Falta repertório e compreensão integrada.

Marketing estratégico é um “organismo” vivo, complexo e em mutação constante, é o conjunto integrado e ajustado de estratégias e ações que se potencializam e mudam conforme são implantadas. Não simplifiquem demais o que é complexo, o mundo real não perdoa.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.